Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35685
Tipo: TCC
Título: As contribuições das novas tecnologias e da formação continuada para o ensino da matemática
Autor(es): Gomes, Adriano Lima
Orientador: Melo , Marcelo Ferreira de
Palavras-chave: Tecnologias;Formação continuada;Ensino-aprendizagem;Matemática
Data do documento: 2015
Citação: GOMES, Adriano Lima. As contribuições das novas tecnologias e da formação continuada para o ensino da Matemática. 2015. 25f. Monografia (/graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as contribuições que as novas tecnologias e a formação continuada podem oferecer para o ensino da matemática, favorecendo a prática educacional. O ensino da matemática ainda é ministrado por muitos professores de forma tradicional e mecânica. No entanto, as novas tecnologias da informação e da comunicação vêm suscitando pelo seu desenvolvimento acelerado e potencial de aplicação no contexto educacional, competindo aos educadores novas abordagens de utilização no processo educativo, como forma de enriquecer e facilitar o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Diante disso, se destaca a necessidade da formação continuada do professor, que já se encontra na carreira há algum tempo e essas mudanças influenciam o cotidiano da escola e de seus atores. Metodologicamente será realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de autores como Perrenoud (2000), Assis (1994), Coscarelli (1999), Rocha e Campos (1993), Lévy (1987), Costa (2001), entre outros. Espera-se que este trabalho gere uma reflexão sobre a prática pedagógica e a postura do educador frente às novas tecnologias e o ensino da matemática.
Abstract: This work has got as main objective to reflect about the contributions that new technologies and continuous training may offer for the teaching of mathematics, favoring educational practice. The teaching of mathematics is still conducted, by many teachers, in a mechanical and traditional way. However, the new technologies on information and communication have been raising, for their accelerated development and potential of application in educational context, becoming for teachers the responsibility for new approaches in their use in educational process, as a way to enrich and facilitate the teaching-learning process on mathematics. Therefore, it is emphasized the relevance of teachers’ continuous training, as they has been in their career for some time and those changes influence the school’s and its actors’ routine. The methodology will be held through a bibliographic research, based on the readings of authors as Perrenoud (2000), Assis (1994), Coscarelli (1999), Rocha and Campos (1993), Lévy (1987), Costa (2001), among others. It is expected that this work provokes some reflection about pedagogical practice and educators posture before the new technologies and the teaching of mathematics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35685
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_algomes.pdf374,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.