Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35664
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Atividades lúdicas desenvolvidas com adolescentes escolares sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis |
Título(s) alternativo(s): | Actividades recreativas con estudiantes adolescentes sobre la prevención de las infecciones de transmisión sexual |
Título em inglês: | Ludic activities developed with school teens about prevention of sexually transmitted diseases |
Autor(es): | Oliveira, Francisco Ariclene Queiroz, Aviner Muniz de Chaves, Maria Aline de Sousa Castelo Branco, Mirian Ferreira Coelho Mendes, Igor Cordeiro |
Palavras-chave: | Educação em Saúde;Promoção da Saúde;Doenças Sexualmente Transmissíveis |
Data do documento: | Jul-2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Interdisciplinar |
Citação: | OLIVEIRA, F. A. et al. Atividades lúdicas desenvolvidas com adolescentes escolares sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. R. Interd., v. 10, n. 3, p. 53-63, jul./ago./set. 2017. |
Resumo: | Objetivou-se descrever a realização de estratégias de promoção da saúde, por meio de atividades lúdicas, desenvolvidas em uma escola pública de Fortaleza, tendo como eixo problematizador a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem sobre sexualidade e adolescência, envolvendo adolescentes do 8º e 9º anos, no período de maio e junho de 2015. O método vivencial proposto foi o de oficinas, fundamentados pelo referencial teórico do Círculo de Cultura apoiado em Paulo Freire, por configurar-se como metodologia ativa, favorecedora de um espaço para reflexões e discussões acerca das práticas cotidiana dos sujeitos. As atividades educativas se deram em três encontros, nos quais foram desenvolvidas oficinas educativas, utilizando-se estratégias lúdicas e construtivas pelos facilitadores. Acredita-se que a escola consiste em um espaço adequado para a implementação de programas educativos voltados para sexualidade na adolescência. |
Abstract: | This study aimed to describe the implementation of health promotion strategies through ludic activities, developed in a public school in Fortaleza, with the problem axis prevention of sexually transmitted infections. This is a descriptive study, of the type report experience of organized and developed educational workshops by nursing students about sexuality and adolescence, involving adolescents from the eighth and ninth years, in the period of may and june 2015. The proposed experiential method was the workshops, based on the theoretical framework of the Culture Circle supported by Paulo Freire, by being configured as active methodology, favoring a space to reflections and discussions about the everyday practices of the subjects. The educational activities took place in three meetings, in which educational workshops were developed, using playful strategies and constructive by the facilitators. It is believed that the school consists of a suitable space for the implementation of educational programs focused to sexuality in adolescence. |
Resumen: | Este estudio tuvo como objetivo describir el desempeño de las estrategias de promoción de la salud a través de actividades de juego, desarrollado en una escuela pública de Fortaleza, con el problema de la prevención del eje de las infecciones de transmisión sexual. Se trata de un estudio descriptivo, el informe tipo de experiencia desarrollada por estudiantes de enfermería acerca de la sexualidad y la adolescencia, la participación de los adolescentes 8 y 9 años, entre mayo y junio de 2015. El método experimental fue propuesto los talleres, basado en el marco teórico del Círculo de Cultura con el apoyo de Paulo Freire, al estar configurado como metodología activa, favoreciendo un espacio de reflexiones y discusiones sobre las prácticas cotidianas de los sujetos. Las actividades educativas se llevaron a cabo en tres sesiones, en las que se desarrollaron talleres educativos, utilizando estrategias lúdicas y constructivas por los facilitadores. Se cree que la escuela se compone de un espacio adecuado para la implementación de programas de educación para la sexualidad adolescente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35664 |
ISSN: | 2317-5079 |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Artigo publicado em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_faoliveira.pdf | 320,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.