Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35639
Tipo: TCC
Título: Proposta de elaboração de um planejamento estratégico: um estudo de caso de uma pequena empresa de prestação de serviço
Autor(es): Frota, Leandro Morais da
Orientador: Mâsih, Rogério Teixeira
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Micro e Pequenas Empresas;Estratégias;Prestação de serviços
Data do documento: 2010
Citação: FROTA, L. M. de
Resumo: O principal objetivo deste estudo é elaborar um planejamento estratégico para uma pequena empresa do setor serviços, destacando as particularidades das micro e pequenas empresas. O modelo proposto foi construído com base em métodos desenvolvidos pelos principais pesquisadores dessa área, específico para essa categoria de empresa e condizente com as limitações das pequenas empresas. O estudo foi realizado através de pesquisa com a elaboração de um roteiro prático, realizado entrevistas semi-estruturadas com os sócios empresários. Posteriormente, com a aplicação do modelo definiu-se a missão, visão e valores da empresa que embasou toda a estruturação das estratégias para atingir os objetivos e metas traçados pelos empresários. O planejamento estratégico promove uma orientação maior do aproveitamento da utilização dos recursos, potencializando os pontos fortes, minimizando os riscos em um futuro incerto. A pesquisa aborda também as características e particularidades das micro e pequenas empresa contemplando fatores como taxa de mortalidade, tipologia das empresas seguindo os parâmetros de instituições financeiras e do estatuto das micro e pequenas empresas, bem como o entendimento do cenário em que as micro e pequenas empresas estão inseridas.
Descrição: FROTA, Leandro Morais da. Proposta de elaboração de um planejamento estratégico: um estudo de caso de uma pequena empresa de prestação de serviço. 2010. 76 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35639
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_lmfrota.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.