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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da supervisão acadêmica
Autor : Almeida, Erika Rodrigues de
Martins, Adriano Ferreira
Macedo, Harineide Madeira
Penha, Rodrigo Chávez
Palabras clave : Consórcios de Saúde;Atenção Primária à Saúde;Saúde Mental
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Interface: comunicação, saúde, educação
Citación : ALMEIDA, E. R. Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica. Interface, Botucatu, v. 1, p. 1-7, 2017.
Resumen en portugués brasileño: A carência de médicos no Brasil tem sido minimizada por meio do Programa Mais Médicos. Durante a permanência no programa, os médicos participam de processos de aperfeiçoamento profissional, como a Supervisão Acadêmica, por meio da qual é concedido apoio pedagógico para o fortalecimento de habilidades e competências necessárias ao trabalho na Atenção Básica. Em 2015, foram realizadas visitas in loco e atividades longitudinais de supervisão, além de encontros locorregionais, nos quais foram abordadas temáticas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, às doenças tropicais negligenciadas, ao panorama do programa, à Saúde Mental e ao processo de trabalho na Atenção Básica. O elenco desses conteúdos converge com o perfil epidemiológico prevalente na população, bem como com a dinâmica de trabalho na Atenção Básica. Assim, a Supervisão Acadêmica tem se mostrado uma ferramenta potente para a qualificação do programa e da Atenção Básica.
Abstract: The shortage of physicians in Brazil has been alleviated by the More Doctors Program. As part of the program, physicians participate in professional enhancement processes, such as Academic Supervision, through which pedagogical support is given to strengthen the necessary skills and competencies for working in primary care. In 2015, on-site visits and longitudinal supervisory activities took place, in addition to regional meetings, which addressed topics related to noncommunicable chronic diseases, neglected tropical diseases, an overview of the program, Mental Health, and Primary Care work processes. This list of themes is consistent with the prevalent epidemiological profile of the population, as well as work dynamics in primary care. In short, Academic Supervision has proven to be a powerful tool for the program qualification and Primary Care.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35610
ISSN : 1414-3283
Aparece en las colecciones: PPGSP - Artigo publicado em revista científica

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