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dc.contributor.advisorRabelo, Josefa Jackline-
dc.contributor.authorMonteiro, Maria Clea Ferreira-
dc.date.accessioned2018-09-10T13:21:03Z-
dc.date.available2018-09-10T13:21:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Maria Clea Ferreira. O papel do estágio nas escolas estaduais de educação profissional do Ceará no contexto de crise estrutural do capital: formando jovens trabalhadores para o desemprego - UFC. 2018. 113f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35579-
dc.description.abstractThe research considers, in its development, the labor-education relationship present in the activities of the compulsory traineeship offered in the curriculum of the State School of Professional Education (SSPE) of the State of Ceará. Its general objective is to analyze, focused on the marxist criticism, the formation of the students in the SSPE of Ceará, searching out especially the place and role of the supervised internship in the process of qualifying young workers. In a specific way, it seeks, besides other purposes: i) To problematize the work-education relationship put in the stages of the State School of Professional Education in the context of the structural crisis in the capital; ii) Analyze the training of skilled and cheap labor, through the educational guidelines aimed at the education of poor countries aligned with the dissemination of the theoretical principles of the new educational paradigms, focusing on the discourse of training for work; iii) Establish a relationship between the SSPE, which hold the ideological expression that promotes the employability discourse, in disagreement with the growing structural unemployment; iv) to understand the relation between the internship of professional schools and the fulfillment of the needs imposed by the labor market. Thus, the presumption is that the curricular stage of vocational education, under the influence of practice, empties the training of the worker, focusing on purely instrumental aspects, under the justification of forming a workforce supposedly qualified as a reflection of the impositions of expanded reproduction of capital. The research is based on the ontological conception of Marx, considering the centrality of work in the self-construction of man, explicitly categorizing work as a foundational category of the world of men. Thus, we chose to use the Marxian ontology, later rescued by Lukács, in order to unveil what the thing is in its essence, seeking the origin, development and social function of the object, without losing the category of social totality. It has been found that educational policies geared to professional education, generally, show themselves as preparation for the labor market in order to meet the needs of capital in crisis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectEscola Estadual de Educação Profissionalpt_BR
dc.titleO papel do estágio nas escolas estaduais de educação profissional do Ceará no contexto de crise estrutural do capital: formando jovens trabalhadores para o desempregopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa considera, em seu desenvolvimento, a relação trabalho-educação presente nas atividades da disciplina de estágio obrigatório ofertada no currículo das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) do Estado do Ceará. Tem como objetivo geral analisar, à luz da crítica marxista, a formação dos educandos nas EEEP do Ceará, perscrutando, especialmente, sobre o lugar e o papel do estágio supervisionado no processo de preparação/qualificação profissional de jovens trabalhadores. De forma mais específica busca, dentre outros fins: i) Problematizar a relação trabalho-educação posta nos estágios das escolas estaduais de educação profissional no contexto de crise estrutural do capital; ii) Analisar a formação de mão de obra dita qualificada e barata, por meio das diretrizes educacionais destinadas à educação dos países pobres alinhadas a disseminação dos princípios teóricos dos novos paradigmas educacionais, focando no discurso da formação para o trabalho; iii) Estabelecer relação entre as EEEP, detentoras da força de expressão ideológica que propala o discurso da empregabilidade, em divergência ao crescente desemprego estrutural; iv) compreender a relação entre o estágio das escolas profissionais e o atendimento das necessidades impostas pelo mercado de trabalho. Desse modo, o pressuposto é que o estágio curricular da educação profissional, sob a vigência do praticismo, esvazia a formação do trabalhador, se centrando em aspectos meramente instrumentais, sob a justificativa de formar força de trabalho supostamente qualificada como reflexo das imposições da reprodução ampliada do capital. A pesquisa parte da concepção onto-histórico de Marx, considerando a centralidade do trabalho na autoconstrução do homem, explicitando, categorialmente, o trabalho como categoria fundante do mundo dos homens. Dessa forma, optamos por utilizar, como referencial teórico-metodológico, a ontologia marxiana, posteriormente resgatada por Lukács, a fim de desvelar aquilo que a coisa é em sua essência, buscando a origem, o desenvolvimento e a função social do objeto, sem perder de vista a categoria da totalidade social. Constatou-se que as políticas educacionais voltadas para a educação profissional, em larga medida, mostram-se como preparação para o mercado de trabalho com a finalidade de atender as necessidades do capital em crise.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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