Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35507
Title in Portuguese: A toga é uma indumentária que às vezes veste melhor as mulheres
Author: Bezerra, Andréa
Simões, Antônio
Leite, Arizona
Pinheiro, Danielle
Souto, Débora
Silveira, Delane
Carvalho, Erivaldo
George, Fernando
Ayslan, Herik
Lyn, Janis
Clayton, Jhon
Valente, José
Lara, Lívia
Gregório, Roberta
Advisor(s): Salgado, José Ronaldo Aguiar
Keywords: Processo Judicial
Corregedoria da Justiça
Desembargadora
Educação
Issue Date: 2001
Publisher: Revista Entrevista
Citation: Bezerra, A.; Simões, A.; Leite, A.; Pinheiro, D.; Souto, D.; Silveira, D.; Carvalho, E.; George, F.; Ayslan, H.; Lyn, J.; Clayton, J.; Valente, J.; Lara, L.; Gregório, R.; Salgado, J. R. A. (2001)
Abstract in Portuguese: Interior do Ceará, década de 30. Uma querela qualquer desenrola-se na pequena cidade e, ao chegar na comarca da justiça local, atrai a atenção de boa parte dos moradores, desacostumados com processos judiciais num tempo em que os conflitos ainda se resolviam na base do gatilho dos coronéis. Uma menina, em especial, mostra-se curiosa quanto à novidade daquela movimentação toda. - Por que tem duas pessoas falando daquele homem ali? -quer saber. - Porque uma diz o que ele fez de errado e a outra defende - explicam-lhe. - E quem é aquele ali no meio, de preto? - Aquele é o juiz, que decide quem está certo e quem está errado nessa briga. - “Ah, esse juiz deve ser uma pessoa muito importante”, pensa a menina. Fortaleza, ano 2000. A desembargadora Águeda Passos prepara-se para deixar a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (quando da publicação desta revista Águeda Passos já ocupa o cargo de corregedora geral da Justiça no Ceará), após dois anos à frente de uma das instituições mais tradicionais do Estado. Na bagagem, o orgulho de ter contribuído para diminuir um pouco a letargia do Poder Judiciário através da implantação de sistemas informatizados. O orgulho eia garante - não se estende à primeira incursão de uma mulher no posto de autoridade máxima da justiça cearense. O que, aliás, pode ser provado pela espontaneidade simples e inesperada que aflora nas respostas às indagações e no tratamento dispensado aos interlocutores. [...]
Description: PASSOS, Águeda. A toga é uma indumentária que às vezes veste melhor as mulheres. Revista Entrevista, Fortaleza, n. 14, p. 75-95, mar. 2001. Entrevista concedida a Andréa Bezerra, Antônio Simões, Arizona Leite, Danielle Pinheiro, Débora Souto, Delane Silveira, Erivaldo Carvalho, Fernando George, Herik Ayslan, Janis Lyn, Jhon Clayton, José Valente, Livia Lara e Roberta Gregório.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35507
Appears in Collections:ICA - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2001_art_apassos.pdf2,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.