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Type: TCC
Title: Desempenho energético de um trator 4x3 TDA em operação de escarificação, em função da marcha de trabalho, tipo de ponteira e espaçamento entre hastes
Title in English: Energy performance of a 4x2 TODA tractor in scalification operations in the function of the work run type of bracket and spacing between hastes
Authors: Oliveira, Jean Lucas Pereira
Advisor: Monteiro, Leonardo de Almeida
Co-advisor: Nascimento, Elivânia Maria Sousa
Keywords: Preparo do solo;Consumo de combustível;Ecologia de paisagens;Argissolo
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Jean Lucas Pereira.Desempenho energético de um trator 4x3 TDA em operação de escarificação, em função da marcha de trabalho, tipo de ponteira e espaçamento entre hastes. 2018. 63 f. Monografia (Graduação em Agronomia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Operações de preparo de solo demandam grande esforço tratório das máquinas, sendo observado maior consumo de combustível e patinamento dos rodados, na medida em que se variam as condições de solo. Neste contexto e visando operações de escarificação mais eficiente, objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho energético de um conjunto mecanizado em função da velocidade, ponteira e espaçamento entre hastes. Os ensaios foram conduzidos em área experimental do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas (LIMA) pertencente à Universidade Federal do Ceará, campus do Pici, Fortaleza/CE. Para o preparo do solo utilizou-se um conjunto trator-escarificador. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados, esquema fatorial 2 x 2 x 3, sendo, duas marchas de trabalho (M1 – 3,0 km h-1 a 2.000 rpm; M2 – 6,0 km h-1 a 2.200 rpm), duas ponteiras (P1 – alada; P2 – estreita) e três espaçamento entre hastes (E1 -0,30 m; E2 – 0,40 m; E3 – 0,50 m). o desempenho energético foi avaliado por meio da patinagem dos rodados, consumo horário e especifico de combustível, velocidade, força, potência, área mobilizada, área de elevação, empolamento do solo e resistência especifica por área. Os dados foram submetidos a estatística descritiva, por meio do coeficiente de simetria e curtose foi determinada a normalidade dos dados. Após verificação da normalidade, os dados foram submetidos à análise de variância ao nível de 5% de significância e quando significativos aplicou-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação das médias. As variáveis patinamento dos rodados dianteiros e traseiros, consumo especifico de combustível foram influenciadas pela marcha e espaçamento entre hastes. No entanto, só foi observada interação dupla entre o tipo de ponteira e o espaçamento para o fator patinamento. A velocidade de trabalho foi afetada pela interação dupla entre o tipo de ponteira e o espaçamento. A força e a potência na barra de tração foram influenciadas pela marcha e tipo de ponteira. A área mobilizada e a resistência especifica por área mobilizada apresentaram diferenças estatísticas entre as marchas. Concluiu-se que o consumo horário e especifico de combustível foram influenciadas pela marcha e espaçamento entre hastes. A força média e a potência na barra de tração foram influenciadas pela marcha e tipo de ponteira. A área mobilizada e o empolamento do solo também sofreram influência desses fatores.
Abstract: Soil preparation operations require greater attention to the machines, with greater fuel consumption and wheel spin, as they are variable in soil conditions. This context and metric operations of scarified higher efficient, aiming the collection survey with the performance of energetic model in the time of speeded, in front of speed, in time between speed and interval between stems. The work was carried out in an experimental area of the Agricultural Machinery Accident Investigation Laboratory (LIMA) belonging to the Federal University of Ceará, Pici campus, Fortaleza, CE. To prepare the soil, use a tractor-scarified set. The experimental design was in a completely randomized block design, with a 2 x 2 x 3 factorial scheme, two working gears (M1 – 3,0 km h-1 at 2000 rpm, M2 – 6,0 km h-1 at 2,200 rpm), two P1 - winged, P2 - narrow) and three spaces between stems (E1 - 0,30 m; E2 - 0,40 m; E3 - 0,50 m). Energy performance was evaluated by means of slippage, fuel hourly and specific consumption, speed, force, power, mobile area, elevation area, soil blistering and specific resistance by area. The data were submitted to a descriptive statistic, by means of the coefficient of symmetry and kurtosis for the normality of the data. Verification of normality, date and time of analysis of variance at the significance level of 5% and when we apply the Tukey test to 5% probability of comparison of means. The variables of the front and rear wheels were defined as being evaluated for gait and space between the stems. However, the difference between the tip type and the spacing for the slippage The speed of work was affected by the interaction between the tip type and the spacing. The force and the power in the bar were influenced by the gait and type of tip. The area mobilized and the specific resistance per area is mobilized by the work between the gears. He concluded that the hourly and specific consumption were influenced by gait and spindle spacing. The average force and the bar power were influenced by the gait and type of tip. The mobilized area and the pumping of the soil also suffered the reflections of the factors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35429
Appears in Collections:AGRONOMIA - Monografias

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