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Title in Portuguese: Os programas PAA e PNAE e seus efeitos sobre um grupo de mulheres do assentamento Lagoa do Serrote II
Title: The PAA and PNAE programs and their effects on a group of women from the settlement Lagoa do Serrote II
Author: Santana, Luiz Sérgio Lopes
Lima, Filipe Augusto Xavier
Keywords: Agricultura familiar
Comercialização
Políticas públicas
Mulheres agricultoras
Issue Date: 2018
Publisher: Revista de Extensão e Estudos Rurais
Citation: SANTANA, Luiz Sérgio Lopes; LIMA, Filipe Augusto Xavier; . Os programas PAA e PNAE e seus efeitos sobre um grupo de mulheres do assentamento Lagoa do Serrote II. Revista de Extensão e Estudos Rurais, Viçosa, v. 7, n. 1, p. 311-336, 2018.
Abstract in Portuguese: Este trabalho investiga como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contribuem para as estratégias de desenvolvimento rural da agricultura familiar. Para isso, tomou-se como referência a experiência de comercialização da produção de um grupo de mulheres do Assentamento Lagoa do Serrote II (Denir), localizado no município de Ocara, estado do Ceará. Nesse estudo de caso delineado, foram feitas entrevistas com as mulheres representantes das famílias agricultoras. Os dados analisados demonstram as potencialidades da experiência, os tipos de dificuldades e as vantagens identificadas a partir do acesso aos programas. A pesquisa demonstra também as principais mudanças em suas unidades de produção e de que forma algumas instituições contribuem nesse processo.
Abstract: This work investigates how the Food Acquisition Program (PAA) and the National School Feeding Program (PNAE) contribute to the strategies of rural development of family farming. For this, the experience of commercialization of the production of a group of women of the Settlement Lagoa do Serrote II (Denir), located in the municipality of Ocara, state of Ceará, was taken as reference. In this case study, interviews were conducted with the women representatives of the farming families. The data analyzed demonstrate the potential of the experience, the types of difficulties and the advantages identified by the access to the programs. The research also shows the main changes in its production units and how some institutions contribute to this process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35373
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 2179-5320
2359-5116
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