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Tipo: Tese
Título : Formação do profissional Secretário Executivo na UFC: currículo, competência e cidadania
Título en inglés: Executive Secretary Professional Formation at Federal University of Ceará: syllabus, competence and citizenship
Autor : Brandão, Márcia Nogueira
Tutor: Dias, Ana Maria Iorio
Palabras clave : Secretário Executivo;Currículo;Autonomia;Cidadania;Formação profissional;Competências e habilidades;Diretrizes curriculares;Citizenship;Secretariado Executivo – Competências;Formação Profissional Superior;Cidadania e educação;Pensamento crítico
Fecha de publicación : 2010
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : Brandão, Márcia Nogueira. Formação do profissional secretário executivo na UFC: currículo, competência e cidadania. 2010. 226f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
Resumen en portugués brasileño: Vive-se em um ambiente dinâmico, exigindo-se das pessoas e das organizações esforços no sentido de que percebam alternativas de convivência com as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, inseridas em todas as áreas do conhecimento, mormente na Educação. Assim, educadores necessitam realizar, constantemente, revisões de suas práticas pedagógicas, repensando o currículo das instituições, para promover o desenvolvimento dos profissionais e da sociedade em geral. O secretário, inserido neste contexto, merece atenção especial, por ser um profissional de extrema importância dentro das organizações, mas que, no passado, sofreu preconceitos por desempenhar atividades simples e rotineiras, conhecidas e tidas como sendo típicas do universo feminino. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar como tem sido desenvolvida a formação do secretário executivo na Universidade Federal do Ceará (UFC), frente às transformações da sociedade contemporânea, e se a referida formação conduz à construção de um sujeito autônomo. Os objetivos específicos foram descrever quais as demandas, em termos de competências e habilidades do secretário, que o mundo do trabalho requer, analisando a concepção que o profissional tem do seu papel, da sua autonomia e do seu trabalho no mundo contemporâneo. Para dar suporte ao estudo pretendido, recorreu-se aos assuntos sobre Currículo, Autonomia, Cidadania, Formação Profissional, Competências e Habilidades profissionais, Diretrizes Curriculares, entre outros. Como procedimento metodológico, esta pesquisa, quanto aos seus objetivos, é de natureza descritiva e quanto aos procedimentos técnicos adotados para a coleta de dados, bibliográfica, documental e de campo, utilizando-se do questionário e da entrevista; realizou-se ainda estudo profundo acerca da formação do secretário executivo formado pela UFC, de maneira a que permitisse seu amplo e detalhado conhecimento. Os participantes foram os estudantes ingressantes, os concludentes, os professores, os egressos do Curso e os dirigentes de empresas/organizações nas quais houvesse o cargo de secretário executivo. Concluiu-se que a formação profissional tem sido mais direcionada para o mercado de trabalho e, por isso, questiona-se a construção do sujeito autônomo, porque a autonomia é, na verdade, bastante limitada, tendo em vista que o poder de decisão ocorre dentro da área de atuação do secretário, não participando este das decisões estratégicas. As competências e habilidades estão relacionadas com atividades como assessorar, administrar o tempo, liderar, gerir, desenvolver atividades de apoio às decisões, mas ainda são executadas atividades tradicionais: preparar a agenda do chefe e servir cafezinho. Os profissionais cumprem o papel de assessores, consideram-se importantes dentro das organizações, mas demonstram receio de perder o emprego. Constatou-se, ainda, a necessidade de os estudantes promoverem a divulgação do Curso de graduação, bem como de os profissionais secretários se engajarem no fortalecimento do Sindicato da categoria, reivindicando melhorias para o exercício da profissão com autonomia e exercício da cidadania.
Abstract: Nowadays, a dynamic motion is in all around. It is required, from people and organizations, efforts that bring alternatives for living together with technological changes: both economic and social ones, in all fields of knowledge, specially in Education. So, people who bring up people need to make an upgrade of their educational practices, over and over thinking about institutions syllabus, in order to promote professionals and society development, in general. The secretary, inserted in this context, deserves special attention, for being somebody of extreme importance at the part, suffered prejudices by doing simple and daily activities, known as being typical of feminine universe. This way, the general aim of this research was to investigate how the secretary’s formation has been developed at the Federal University of Ceará (UFC), in relation to transformations lived by the contemporaneous society and if this very formation conducts to the construction of an autonomous person. The specific aims were related to describe what would be the demands, in terms of competence and habilities, showed by that secretary that the global work requires, analyzing the concept this professional has about his own role, his autonomy and his performance today. For giving a support to this study, it was turned to the matters about Syllabus, Autonomy, Citizenship, Professional formation, Competences and Habilities, Syllabus Directions, among other ones. As a methodological proceeding, this research was, concerning on its aims, descriptive and also bibliographic, documental and a field one, making use of interview and a questionnaire too, and accomplishing a deep study about the executive secretary’s formation graduated by UFC, permitting a whole and detailed knowledge about him. Admitted and seniors students, as well as professors and former students, besides companies/organizations directors, in short, everywhere existed the post of executive secretary. It was concluded that the professional formation has been directed to the work market and because of this it is quested the autonomous person arising, being this autonomy very restricted, provided that the decision power occurs in the secretary’s area of actuation and he is not a real participant of the strategic decisions. Competences and habilities are related to activities like to advise, administrate the chronology, being a leader, direct, develop support activities for decisions, but also doing traditional tasks as prepare the boss note book and serve coffee. They staff workers, consider themselves important at the organizations, but show they are afraid of loosing the job. It was proved the necessity of students promote the graduation course spreading as well as the professional secretaries to engage in a movement of strengthen of their syndicate, requiring improvements for their professions as autonomy and the citizenship exercising.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3535
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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