Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35359
Tipo: Capítulo de Livro
Título: África, mãe negra do Brasil ou apontamentos para uma nova consciência multicultural
Autor(es): Ribard, Franck Pierre Gilbert
Palavras-chave: Africa e Brasil;Questões marginais, exóticas;Tendências historiográficas
Data do documento: 2008
Citação: RIBARD, Franck Pierre Gilbert. África, mãe negra do Brasil ou apontamentos para uma nova consciência multicultural. In: RIOS, Kênia Sousa; FURTADO FILHO, João Ernani (orgs). Em tempo: história, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 201-215.
Resumo: Os temas da África e das relações entre o Brasil e este continente, apesar de terem ganhado certo destaque na atualidade, continuam representando questões marginais, exóticas, abordadas muitas vezes de forma confusa. Por sua vez, esta constatação encobre uma realidade mal conhecida ou pouco valorizada: a importância do continente africano e das suas populações no processo histórico de formação da sociedade brasileira. Não por acaso, configura-se como tendência, na historiografia contemporânea brasileira, a consciência da subestimação do caráter fundamental do eixo Brasil/África, para a história do Brasil, inscrito na idéia de «Atlântico Negro", 1 e da necessidade correspondente de colocá-lo ao lado da relação do Brasil com Portugal, como elemento primordial da análise da colonização brasileira.?[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35359
ISBN: 978 85 748 5137 2
Aparece nas coleções:DHIS - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_capliv_fribard.pdf6,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.