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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do efeito dos resultados do SPAECE em língua portuguesa dos alunos do 5º e 9º ano na visão de docentes do município de Aracati/CE
Autor(es): Costa, Artemízia Ribeiro Lima
Orientador: Braga, Adriana Eufrásio
Palavras-chave: SPAECE;Professores de Língua Portuguesa;Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2018
Citação: COSTA, Artemízia Ribeiro Lima. Avaliação do efeito dos resultados do SPAECE em língua portuguesa dos alunos de 5º a 9º ano na visão de docentes do município de Aracati /CE - UFC. 2018. 80f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: As avaliações, em larga escala, têm o intuito de proporcionar informações sobre o desenvolvimento da educação de um modo geral; através da avaliação do desempenho dos alunos, nesta pesquisa, pretendeu-se focar o estudo nas avaliações realizadas no ensino fundamental. As informações geradas devem servir de subsídios, não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mas ser uma ferramenta para nortear o fazer pedagógico nas escolas, uma vez que a ótica dos professores sobre este assunto é o ponto de investigação da pesquisa. O trabalho tem por objetivo analisar os efeitos dos resultados de aprendizagem do SPAECE no 5º e 9º ano em Língua Portuguesa na visão docente, no município de Aracati/CE. Os procedimentos metodológicos abrangeram pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional e do ensino de Língua Portuguesa, bem como análise documental (esfera federal, estadual e municipal) no que se refere à aprendizagem. Na pesquisa de campo utilizou-se de um questionário composto por questões objetivas e subjetivas que foram analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. No aspecto quantitativo foi utilizado o programa Statistical Parckage of Social Science (SPSS) para Análise Fatorial e Análise de Regressão; no que se refere ao aspecto qualitativo, este teve como referência das análises os estudos de Bardin (2009) no que se refere à Análise do Conteúdo. Os resultados evidenciam a experiência docente, pois todos possuem graduação na área ou em áreas afins, sendo apenas um fora de área, e ainda grande parte afirma possuir especialização. Em relação ao vínculo empregatício, 75% possuem vínculo temporário, o que demonstra a fragilidade do sistema, visto que esta situação funcional pode contribuir negativamente nas possíveis ações de formação continuada. Constatou-se que existe uma visão forte positiva, por parte dos respondentes, no sentido de relacionar o SPAECE com sua prática docente para a melhoria da aprendizagem, sendo apontado como significativo à relação dos resultados do SPAECE e o fluxo das informações nas várias instâncias: secretaria, escola, sala de aula. Na visão docente, o SPAECE aborda referências de como está seu trabalho pedagógico, implicando em rever suas ações em sala, proporcionando o repensar das metodologias adotadas, na busca pelo desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos.
Abstract: Evaluations, on a large scale, are intended to provide information about the education development in general; through the students’ performance evaluation, in this research, it was intended to focus the study on the tests applied in elementary education. The information generated should serve as a subsidy, not only for educational managers from the governmental spheres, but also as a tool to guide pedagogical actions in schools, since teachers' perspective on this subject is the main point of this investigation. This study aims to analyze the effects of the SPAECE learning results in the 5th and 9th grade in Portuguese Language from teacher’s perspective, in the city of Aracati / CE. The methodological procedures included bibliographic research of important authors in educational evaluation and in teaching of Portuguese Language, as well as documentary analysis (Federal, State and Municipal spheres) connected to learning. In the field research, a questionnaire composed of objective and subjective questions was used, which were quantitatively and qualitatively analyzed. In the quantitative aspect, the Statistical Parsing of Social Science (SPSS) program was used for Factorial and Regression Analysis; connected to the qualitative aspect, this one had as reference for the analyzes, Bardin (2009) approaching the Analysis of the Content. The results show the teaching experience, since all of them have a degree in the area or in related areas, being only one out of area, and still a large part claim to attend to a expertise course in the area. About employment relationship, 75% have a temporary bond, which demonstrates the fragility of the system, since this functional situation may contribute negatively to possible continuing education actions. It was found that there is a strong positive view, on the part of the respondents, to relate the SPAECE with its teaching practice for the improvement of learning, being pointed as significant to the SPAECE results and the information flow in the many places: secretary, school and classroom. In the teachers’ perspective, the SPAECE addresses references about the pedagogical work, implying to review actions in the classroom, inviting them rethink methodologies adopted, looking for students’ skills and abilities development.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35348
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