Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35165
Tipo: TCC
Título: Desempenho da indústria brasileira: uma análise a partir da teoria da base exportadora
Autor(es): Beserra, Renata Lima
Orientador: Moreira, Carlos Américo Leite
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico;Indústria de transformação;Exportação - Brasil
Data do documento: 2015
Citação: BESERRA, Renata Lima. Desempenho da indústria brasileira: uma análise a partir da teoria da base exportadora. 2015. 40 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: Este trabalho analisa a construção da Teoria da Base Exportadora, identificando a influência das exportações para o crescimento econômico de um país em geral e do Brasil, em particular. Verificou-se que a ampliação das exportações desencadeia efeitos capazes de acelerar o desenvolvimento da indústria de transformação do país, estimulando o aumento da produtividade interna e a sua competitividade no mercado internacional. No caso brasileiro, no entanto, sendo o país abundante em recursos naturais e considerando o comportamento dos preços internacionais das commodities agrícolas, verifica-se uma clara tendência a reprimarização da pauta exportadora, contrariando os preceitos da teoria estudada. Para tal, foi analisada a evolução da teoria da base exportadora e quais das suas características resultam em crescimento acelerado do país. Estando o modelo explícito, procurou-se compreender as etapas a que cada estratégia de crescimento econômico brasileiro foi exposta, bem como sua trajetória e resultados alcançados por cada uma delas. Posteriormente, verificou-se em que se caracterizava a estrutura produtiva do país e o seu desempenho no setor exportador para finalizar com a análise do comportamento dos preços das commodities agrícolas e sua influência na balança comercial brasileira. Por fim, observa-se que a elevada participação dos bens primários nas exportações em detrimento dos bens manufaturados está diretamente relacionado ao aumento dos preços mundiais das commodities, por esta razão não se deve afirmar que o país está sendo vítima de uma reprimarização das exportações, o que se pode afirmar, no entanto é que há uma nítida tendência a esse processo.
Resumen: Este trabajo analiza la construcción de la Teoría de la Base Exportadora, identificando el influjo de las exportaciones para el crecimiento económico de cualquier país y de Brasil, en particular. Se ha constatado que la expansión de las exportaciones provoca efectos capaces de acelerar el desarrollo de la industria manufacturera del país, estimulando el aumento de la productividad nacional y su competitividad en el mercado internacional. Sin embargo, en Brasil, país abundante en recursos naturales, se debe tener en cuenta el comportamiento de los precios internacionales de los productos agrícolas, ya que hay una clara tendencia a la reprimarización de la canasta exportadora, contrario a los preceptos de la teoría estudiada. Para ello, se analizó la evolución de la teoría de la base exportadora y cuáles de sus características resultan en un crecimiento brasileño acelerado. Una vez el modelo explícito, se ha tratado de entender los pasos que cada estrategia de crecimiento económico de Brasil fue expuesta, así como su trayectoria y los resultados obtenidos por cada uno de ellos. Más tarde, se ha comprobado lo que caracterizaba la estructura productiva del país y su desempeño en el sector exportador para terminar con el análisis de comportamiento de los precios de los productos agrícolas y su influjo en la balanza comercial de Brasil. Por último, se observa que la alta participación de las exportaciones de bienes primarios, en detrimento de los bienes manufacturados, está directamente relacionada con el alza de los precios mundiales de productos básicos, por lo tanto no hay que afirmar que el país es víctima de una reprimarización de las exportaciones, lo que puede decirse, sin embargo, es que hay una tendencia clara en este proceso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35165
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rlbeserra.pdf745,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.