Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35066
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da qualidade de cursos de graduação na modalidade educação a distância sob a perspectiva dos discentes
Autor(es): Rodrigues, Elana Flávia de Sousa
Orientador: Andriola, Wagner Bandeira
Coorientador: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Educação a Distância;Qualidade na EaD;Avaliação Educacional;QEOn
Data do documento: 2018
Citação: RODRIGUES, Elana Flávia de Sousa. Avaliação da qualidade de cursos de graduação na modalidade educação a distância sob a perspectiva dos discentes. 2018.116f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: A Educação a Distância (EaD) é cada vez mais presente no cenário da educação superior brasileira, fomentando a oferta de cursos superiores ao longo dos anos. É nesse contexto que esta pesquisa investigou a EaD, considerando que o caráter expansionista dessa modalidade não deve ser priorizado em detrimento da qualidade da educação ofertada. Nesse sentido, buscou-se compreender o desenvolvimento da EaD, traçando um percurso histórico no âmbito mundial nacional, refletindo também sobre a construção da imagem da EaD no território brasileiro a partir dos documentos legais que a instituíram como modalidade de ensino. Debateu-se a relevância de se manter a qualidade do ensino a distância, referindo-se à avaliação do ensino e aprendizagem como uma das alternativas para garantir a qualidade dessa modalidade. Esta pesquisa objetivou avaliar a qualidade dos cursos de graduação EaD da Universidade Federal do Ceará sob a perspectiva dos discentes. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e natureza quantitativa, utilizando-se o estudo de caso como método, aplicando-se questionário estruturado, o qual se constituiu de uma reaplicação do QEOn, Instrumento de avaliação da Qualidade do Ensino Online, desenvolvido por Silva et al (2017). Os resultados apontaram que os cursos de graduação em EaD da UFC obtiveram avaliação satisfatória nas cinco dimensões propostas nesta pesquisa, apresentando uma média de respostas positivas de 73,73% para a dimensão “Perfil Tutor online”, 80,15% para “Relação Tutor Presencial/Cursista”, 83,85% para “Interação Tutor Online/Cursista”, 78,29% para “Processos Avaliativos” e 85,84% para “Aprendizagem”. A partir de tais resultados, verificou-se que os cursos em EaD da UFC possuem considerável grau de qualidade na visão dos discentes.
Abstract: E-learning is increasingly present in the scenario of Brazilian higher education, fostering the provision of higher education courses over the years. It is in this context that this research investigated the e-learning, considering that the expansionist character of this modality should not be prioritized to the detriment of the quality of the offered education. In this sense, it was sought to understand the development of the e-learning, tracing a historical course in the world and national scope, also reflecting on the construction of the image of e-learning in the Brazilian territory from the legal documents that instituted it as a teaching modality. The relevance of maintaining the quality of e-learning was discussed, referring to the evaluation of teaching and learning as one of the alternatives to guarantee the quality of this modality. This research aimed to evaluate the quality of the undergraduate courses of the Federal University of Ceará under the perspective of the students. For this, a field research was carried out, with descriptive character and quantitative nature, using the case study as a method, applying a structured questionnaire, which was a reapplication of the QEOn, Instrument of evaluation of Quality of Teaching Online, developed by Silva et al (2017). The results showed that the undergraduate courses in the e-learning of the UFC obtained a satisfactory evaluation in the five dimensions proposed in this research, presenting a mean of positive responses of 73.73% for the dimension "Online Tutor Profile", 80.15% for "Relation Tutor Attendance / Cursist ", 83.85% for" Online Tutor Interaction", 78.29% for" Assessment Processes "and 85.84% for" Learning ". From these results, it was verified that e-learning courses in the UFC have a considerable degree of quality in the view of the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35066
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_efnrodrigues.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.