Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35058
Tipo: | TCC |
Título: | Descrição do sistema de tração elétrica aplicado ao metrô de Fortaleza (METROFOR) |
Autor(es): | Queiroz Filho, Herivelton Távora de |
Orientador: | Cruz, Cícero Marcos Tavares |
Palavras-chave: | Trem elétrico;Dinâmica do movimento;Subestação de tração elétrica;Rede aérea de tração;Circuito de acionamento do trem |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | QUEIROZ FILHO, Herivelton Távora de. Descrição do sistema de tração elétrica aplicado ao metrô de Fortaleza (METROFOR). 2018. 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho faz uma descrição detalhada do sistema de tração elétrica aplicado ao metrô de Fortaleza. A linha sul, única linha do metrô eletrificada é onde acontece o estudo. Foi feito toda uma pesquisa afim de explicar as nuances da dinâmica do movimento do trem e como o sistema se comporta a cada variação do esforço do motor. A zona de retificação da subestação de tração foi minuciada, sendo explicado sua composição física, o motivo do uso de semicondutores de potência (diodos), os circuitos snubbers e os cubículos de proteção, além da planta em anexo em CAD do sistema de tração elétrica. A rede de tração elétrica foi detalhada, sendo mostrada todo os componentes de seu suporte, foi falado também sobre o captor de corrente (pantógrafo) que alimenta os circuitos de acionamento, como é disposto os fios de contato e sua forma transversal, além de mostrar os problemas associados as correntes de fuga sobre as canalizações metálicas e como foi resolvido esse problema. Por fim, é falado do circuito de acionamento dos motores, como, a introdução teórica ao motor de indução trifásico, a forma de controle associada com inversores de frequência, as frenagens dinâmicas e regenerativa e o controle da frenagem regenerativa através dos choppers de frenagem, sendo concluído com um esquemático de acionamento do trem feito pelo próprio autor. |
Abstract: | The present work gives a detailed description about the electric traction system applied on the Fortaleza subway. The southern line is the only line electrified. All research was done to explain the nuances of the train's motion dynamics and how the system behaves at every variation of the engine effort. The rectification zone of the traction substation was minuted, explaining its physical composition, the reason for the use of power semiconductors (diodes), the snubbers circuits and the protection cubicles, besides the attached plant in CAD of the electric traction system. The electric traction network was scanned, showing all the components of its support, it was also spoken about the current sensor (pantograph) that feeds the drive circuits, how the contact wires were arranged and their cross-sectional shape, besides showing the problems associated with leakage currents on the metal pipes and how this problem was solved. Finally, it is spoken of the motor drive circuit, such as theoretical introduction to the three-phase induction motor, the form of control associated with frequency inverters, dynamic and regenerative braking and regenerative braking control through the brake choppers, being concluded with a schematic of activation of the train made by the author. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35058 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_htqueirozfilho.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.