Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34981
Tipo: TCC
Título: Festival Concreto: o grafite e a informação estética como instrumento de mediação cultural na cidade de Fortaleza-CE
Autor(es): Silva, Amanda Alcântara da
Orientador: Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Grafite;Informação estética;Graffiti;Festival Concreto;Aesthetic information
Data do documento: 2018
Citação: Silva, A. A.; Nunes, J. V. (2018)
Resumo: Trata sobre os grafites do Festival Concreto como agentes de revitalização urbana e instrumento de mediação cultural. Apresenta conceitos de informação estética e canal de comunicação, assim como explica a Teoria da Informação. Apresenta também um panorama histórico, bem como as características e suportes do grafite. Discute a forma como os grafites do Festival Concreto têm sido utilizados como embelezador do espaço urbano e instrumento de mediação cultural e informacional. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizou-se como método a iconologia com o objetivo de estudar o grafite como informação estética e canal de comunicação. Foram analisados dez grafites produzidos durante as quatro edições do Festival Concreto. Concluiu-se que os grafites idealizados pelo Festival não perderam o seu caráter artístico que traz beleza e cor para a cidade, no entanto, mais do que isso são utilizados como canal de comunicação e instrumento de mediação cultural entre homem e cidade.
Abstract: It deals with thegraffiti of the Festival Concreto as agents of urban revitalization and instrument of cultural mediation. Presents concepts of aesthetic information and communication channel, as well as explains the theory of information. It also presents an historical overview, as well as the caractheristics and supports of graffiti. Discusses how the graffiti from Festival Concreto has been used as an embellisher of the urban space and an tool of cultural and informational mediation.For this, an exploratory research was carried out with a qualitative approach. The Iconology was used as a method in order to study the graffiti as aesthetic information and communication channel. Were analysed ten graffiti produced during the four editions of the Festival. It was concluded that the graffiti designed by the Festival have not lost the artistic character that brings beauty and colour to the city, however, more than that, are used as communication channel and instrument of cultural mediation between man and city.
Descrição: SILVA, Amanda Alcântara da. Festival Concreto: o grafite e a informação estética como instrumento de mediação cultural na cidade de Fortaleza-CE. 2018. 62f. TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34981
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_aasilva.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.