Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34972
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem empreendedora: estudo com microempresários de empresas incubadas
Autor(es): Nascimento, Raimunda Letícia do
Orientador: Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Palavras-chave: Aprendizagem empreendedora;Empreendedorismo;Incubadora;Microempresas.
Data do documento: 2018
Citação: NASCIMENTO, Raimunda Letícia do. Aprendizagem empreendedora: estudo com microempresários de empresas incubadas. 2018. 119f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2018.
Resumo: A aprendizagem empreendedora é um processo experencial e contínuo em que, com base em suas experiências, os empreendedores aprendem a reconhecer oportunidades e agem sobre elas, iniciando e gerenciando um empreendimento. No entanto, a literatura sobre esse tema ainda é escassa, necessitando de desenvolvimento teórico e empírico (WANG; CHUNG, 2014). Nessa perspectiva, saber como ocorre o processo de transformação (exploration e exploitation) e de que maneira os empresários aprendem em clusters, em comunidades e em redes é uma lacuna importante a ser suprida para o avanço dessa área de pesquisa. Considerando-se que as incubadoras são um ambiente propício para qualificar o empreendedor e ampliar a sua rede de relações, o presente estudo tem por objetivo geral investigar como ocorre a aprendizagem empreendedora de microempresários de empresas incubadas. Nesse sentido, procura-se analisar de que maneira esses empreendedores têm transformado suas experiências de carreira em conhecimento, examinando esse processo de transformação e os fatores que o influenciam. Foi utilizado como base teórica o modelo de aprendizagem empreendedora de Politis (2005). Quanto à metodologia, a pesquisa apresenta natureza qualitativa e descritiva, realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 14 microempresários incubados no âmbito da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e operacionalizados no software ATLAS.ti 7. Os resultados indicam que esses empreendedores possuem experiências em criação de empresas, em administração e nos setores específicos de seus negócios. No que se refere ao processo de transformação dessas experiências em conhecimento empreendedor, verificou-se que alguns dos entrevistados utilizam o exploration, outros o exploitation e ainda há aqueles que conciliam os dois modos (ambidestria), sendo que o primeiro modelo foi o que apresentou maior incidência. Os resultados indicam também que o insucesso como resultado de eventos prévios, a lógica causation como racionalidade dominante e a orientação de carreira especialista são fatores que influenciam o processo de aprendizagem empreendedora. Por fim, foi constatado que os empreendedores de empresas incubadas ao longo de sua carreira adquiriram conhecimento empreendedor que aumenta a sua efetividade em reconhecer oportunidades e em lidar com as responsabilidades advindas do novo negócio.
Abstract: The entrepreneurial learning is a continuous and experiential process where the entrepreneurs when based on their experiences learn to recognize opportunities and act on them, starting and managing an enterprise. There is still a lack in literature about the theme which causes the need of a theoretical and empirical development (WANG;CHUNH, 2014).Knowing how the process of transformation (exploration and exploitation) and how the entrepreneurs learn in clusters, communities and network is a gap to be supplied for the improvement in that research field. Considering the business incubators as propitious environment to qualify the entrepreneur and amplify his relationship network, the present study has as general aim to investigate how the entrepreneurial learning occurs in micro entrepreneurs from business incubators. To that extent, it was analyzed how those entrepreneurs have transformed their career experiences into knowledge, checking the process of transformation and the influencing factors. As theoretical base it was used the entrepreneurial learning model by Politis (2005). Methodologically, the research was qualitative and descriptive. It was done semi-structured interviews with 14 entrepreneurs from business incubators inside the net of business incubators in Ceará. The data were processed by content analysis and operationalized in the ATLAS.ti 7 software. The results reveal that the entrepreneurs have experiences in companies creation, in management and in a specific business sector. In reference to the transformation process, it was verified that some of the interviewee used the exploration and others used exploitation and some of them used both, but the first one have a higher incidence. The factors that motivate that process are the failure in previews events, the causation logic as a dominant rationality and a specialist career guidance. Lastly, it was found that the entrepreneurs from a business incubator acquired entrepreneurial learning throughout their careers that increased their effectiveness in recognizing opportunities and also how to learn with the responsibilities resulting from the new business.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34972
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_rlnascimento.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.