Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34971
Tipo: | TCC |
Título: | A prática da contação de histórias na Educação Infantil |
Autor(es): | Lima, Monica Oliveira |
Orientador: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Contação de história;Estratégias pedagógicas;Child education;Storytelling |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | LIMA, Monica Oliveira. A prática da contação de histórias na Educação Infantil. 2018. 47f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | Discutir sobre as estratégias usadas pelas professoras na contação de história e o desenvolvimento da oralidade é bastante relevante para compreender o interesse pela leitura das crianças. Dessa maneira, torna-se indispensável pesquisar como são elaboradas essas estratégias na Educação infantil, e este foi o objetivo deste trabalho. Quanto ao referencial teórico, foram discutidos os fundamentos de documentos oficiais sobre o tema e autores como Coelho (2009) Busatto (2006), Machado (2015), dentre outros, referentes a uma organização e necessidade de despertar o interesse pela leitura, por meio da contação de história. Foram trabalhados, também, aspectos fundamentais do papel do professor nessa arte de encantamento, relacionando suas concepções com Piaget (1977) e a fase de desenvolvimento da criança. Por meio da aplicação de questionário, da pesquisa de campo, das observações foram coletados os dados sobre as experiências vividas por cinco professoras da educação infantil de uma escola privada na cidade de Fortaleza, Ceará, relacionadas ao tema. Na análise dos dados, foi apresentada uma relação entre conteúdo, teoria e prática vivenciada pelas docentes. Este estudo provocou uma reflexão sobre a importância que é dada para a contação de história como recurso no desenvolvimento do gosto pela leitura, envolvida, ainda, com o planejamento de sala de aula e quais as estratégias que as professoras utilizavam com esse recurso na fomentação da educação de seus alunos, a fim de transformá-los em futuros leitores competentes. |
Abstract: | Discussing the strategies used by the teachers in storytelling and the development of orality is very relevant to understanding the interest in reading by the children. In this way, it becomes indispensable to investigate how these strategies are elaborated in children's education, and that is our goal. As for the theoretical reference, the foundations of official documents on the subject and authors such as Coelho, (2009) Busatto (2006), Machado (2015), among others, concerning an organization and the need to awaken interest in reading through of storytelling. Fundamental aspects of the teacher's role in this art of enchantment were also worked out, relating his conceptions to Piaget (1977) and the child's developmental phase. Through the application of a questionnaire, from the field research, the observations were generated the data about the experiences of five teachers of children's education at a private school in the city of Fortaleza, Ceará, related to the theme. In the analysis of the data, it was presented a relation between content, theory and practice experienced by the teachers. This study provoked a reflection on the importance given to storytelling as a resource in the development of the pleasurefor reading, also involved with classroom planning and what strategies the teachers used with this resource in fostering education of their students in order to turn them into competent future readers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34971 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_molima.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.