Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34934
Tipo: TCC
Título: Estresse em estudantes de secretariado executivo
Autor(es): Sampaio, Sayane de Souza
Orientador: Durante, Daniela Giareta
Palavras-chave: Secretariado - Ensino Superior;Administração do tempo;Stress (Psicologia) - Estudantes universitários
Data do documento: 2016
Citação: SAMPAIO, Sayane de Souza. Estresse em estudantes de secretariado executivo. 2016. 48 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: O estresse é cada vez mais comum entre as pessoas, sendo crescente inclusive a quantidade de estudos abrangendo o fenômeno, principalmente pelas suas consequências. O estresse, no entanto, por si só não é um mal. O estresse acontece com o intuito de trazer de volta o equilíbrio físico e emocional do indivíduo (SEYLE, 1956). Estudos mais recentes abordam o estresse também na vida acadêmica de estudantes universitários de diversos cursos, identificando níveis e apontando as principais consequências na vida acadêmica, pessoal, profissional e saúde dos estudantes (COSTA, SOARES, 2008; MULATO, BUENO, 2011; FARO, 2013). A presente pesquisa teve como pergunta orientadora: Como ocorre o fenômeno do estresse nos estudantes? O estudo visa, portanto, compreender o fenômeno do estresse nos estudantes de graduação, delimitando aos estudantes ingressantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Quanto aos objetivos específicos, buscou-se identificar a ocorrência de estresse, as causas, gerenciamento do estresse e se há relação entre o estresse e a administração do tempo. A pesquisa é descritiva e qualitativa. Os sujeitos correspondem a 39 estudantes regularmente matriculados no primeiro semestre do curso de Secretariado Executivo da UFC em 2016.1. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados descritivamente. Identificou-se a ocorrência de estresse em 75% dos sujeitos. A principal causa de estresse encontrada é a sobrecarga de papéis exercidos. A respeito do gerenciamento do estresse, apesar de os sujeitos declararem realizar ações de manejo diariamente, tais ações estão sendo insuficientes. Constatou-se a relação entre ocorrência de estresse e a falta de comportamentos eficientes de administração do tempo. Conclui-se, portanto, que os estudantes estão sofrendo de estresse pela soma de diversos fatores que são administráveis, que podem ser prevenidos e gerenciados.
Abstract: The stress is increasingly common among people, increasing, inclusive the number of studies covering the phenomenon, mainly because their consequences. However, the stress itself is not harm. The stress happens with the intention to bring back physical and emotional balance (SEYLE, 1956). Recently studies also take up in the academic life of university students of different courses, identifying levels and pointing the main consequences in the academic, personal and professional life and health of the students (COSTA,SOARES, 2008; MULATO, BUENO, 2011; FARO, 2013). This present research had as guiding question: How the stress phenomenon in students happens? The study aims, therefore, understanding the stress phenomenon in university students, delimiting to incoming students of Executive Secretariat of Federal University of Ceará (UFC). About the specifics objectives, it was sought to identify the occurrence of the stress, the reasons, stress management and if has relation between stress and time management. The research is descriptive and qualitative. The research subject corresponds with 39 students regularly enrolled in the first semester of Executive Secretariat course at UFC in 2016.1. The data was collected by means of formulary electronic and analyzed descriptively. It was identified an occurrence of stress in 75% of the subjects. The mainly cause discovered of the stress is the overload of roles to play. Concerning of stress management, although the subjects declare perform some action of daily management, such actions are being inefficient. We verify the relation between occurrence of stress and lack efficient behavior of time management. It is concluded that, however, the students are suffering from stress by the sum of diverse manageable factors, which can be prevented and managed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34934
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_sssampaio.pdf553,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.