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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Conceição de Maria Pinheiro-
dc.contributor.authorAbreu, Melka Freitas-
dc.date.accessioned2018-08-20T13:42:49Z-
dc.date.available2018-08-20T13:42:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationABREU, Melka Freitas. A sociologia na formação profissional em secretariado executivo. 2017. 46 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34922-
dc.description.abstractLa enseñanza de la Sociología en cursos de nivel superior es una realidad presente en diversas áreas del conocimiento. Normalmente, la asignatura se ofrece de forma obligatoria de acuerdo con las orientaciones presentes en las Directrices Curriculares de cada curso. De haí, la Sociología se caracteriza por proporcionar a los alumnos una visión crítica acerca de la sociedad en la cual el individuo está inserto. Corrobora aún para una formación ciudadana y profesional ética, con sentido crítico más agudo y visión humanística ante un escenario de globalización e individualismo crecientes. En el caso de las mujeres, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, campos, teniendo así que lidiar con diversidades de personas, conocimientos y experiencias. El objetivo general de esta investigación es analizar las contribuciones de la Sociología a la formación profesional del secretario ejecutivo. De esta maner a, se utilizó para esta investigación como principales fundamentos teóricos Giddens (2008), Nova (2006), Penna (2015) y Rego (2005) para el área de Sociología, y Durante (2012), Nonato Júnior (2009), Sabino y Marchello (2009), Santos y Caimi (2009) para área de Secretaría Ejecutiva. Se seleccionaron los cursos de Secretariado Ejecutivo activos en Brasil y además las Instituciones de Enseñanza Federales que obtuvieron nota máxima en el ENADE 2015. La investigación se caracteriza por ser cualitativa, descriptiva y documental. Los análisis se realizaron a partir de los datos obtenidos en el sitio del e-MEC, y posteriormente, a través de los Proyectos Pedagógicos de los Cursos. A partir de los criterios preestablecidos se seleccionaron dos universidades: la Universidade Federal de Ceará y la Universidade Federal de Viçosa. Se destaca como resultado obtenido el reconocimiento de la importancia de la Sociología en las Directrices Curriculares de los cursos, así como la existencia de la asignatura en la basis curricular obligatoria de los mismos visando la formación humanística del profesional. Se percibe también la Sociología como asignatura relacionada a todas las áreas del saber, lo que permite atender el carácter multidisciplinario del curso de Secretariado Ejecutivo, permitiendo al graduado del curso su actuación en las más diversas áreas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSecretariado - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectSociologia - ensino superiorpt_BR
dc.titleA sociologia na formação profissional em secretariado executivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino da Sociologia em cursos de nível superior é uma realidade presente em diversas áreas do conhecimento. Normalmente, a disciplina é ofertada de forma obrigatória de acordo com as orientações presentes nas Diretrizes Curriculares de cada curso. A Sociologia caracteriza-se por proporcionar aos discentes uma visão crítica acerca da sociedade na qual o indivíduo está inserido. Corrobora ainda para uma formação cidadã e profissional ética, com senso crítico aguçado e visão humanística diante de um cenário de globalização e individualismo crescentes. Levando em consideração o perfil multidisciplinar do secretário executivo e a sua atuação em diversas áreas, verifica-se a importância do conhecimento proporcionado pela disciplina para a formação múltipla do profissional, já que este pode atuar como gestor, assessor, organizador de eventos, dentre outros campos, tendo assim que lidar com diversidades de pessoas, conhecimentos e experiências. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições da Sociologia para a formação profissional do secretário executivo. Dessa forma, utilizou-se para esta investigação como principais fundamentos teóricos Giddens (2008), Nova (2006), Penna (2015) e Rego (2005) para a área de Sociologia, e Durante (2012), Nonato Júnior (2009), Sabino e Marchelli (2009), Santos e Caimi (2009) para área de Secretariado Executivo. Foram mapeados os cursos de Secretariado Executivo ativos no Brasil e selecionadas as Instituições de Ensino Federais que obtiveram conceito máximo no ENADE 2015. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, descritiva e documental. As análises foram feitas a partir dos dados obtidos no site do e-MEC, e, posteriormente, por meio dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. A partir dos critérios pré-estabelecidos foram selecionadas duas universidades: a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal de Viçosa. Destaca-se como resultado obtido o reconhecimento da importância da Sociologia nas Diretrizes Curriculares dos cursos, bem como a existência da disciplina na grade curricular obrigatória dos mesmos visando a formação humanística do profissional. Percebese também a Sociologia como disciplina relacionada a todas as áreas do saber, o que permite atender o caráter multidisciplinar do curso de Secretariado Executivo, permitindo ao graduando do curso sua atuação nas mais diversas áreas.pt_BR
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

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