Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34896
Tipo: | TCC |
Título : | Proposta de uma placa solar de baixo custo no ensino de física para o terceiro ano do ensino médio |
Autor : | Silva, Diego de Freitas |
Tutor: | Lopes, Marcus Vinicius Pinheiro |
Palabras clave : | Física - Estudo e ensino;Física (Ensino Médio);Estratégias de aprendizagem;Energia solar;Eletricidade;Efeito fotovoltaico |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | SILVA, D. F. Proposta de uma placa solar de baixo custo no ensino de Física para o terceiro ano do ensino médio. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixeramobim, 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | A fim de contribuir com a melhora no uso dos recursos energéticos, considerando a possibilidade de se usar recursos renováveis de energia, contribuindo para a melhora em diversos domínios, essa pesquisa trabalha com a hipótese de que é viável usar materiais de baixo custo, alguns tirados até mesmo do próprio meio permitindo uso de fontes que antes eram despercebidas pela comunidade em estudo. O objetivo foi constatar a necessidade de busca e aprimoramento em recursos da Física, visando mostrar que com fontes baratas é possível auxiliar na melhora de vida da população. Para isso, estruturamos o trabalho em quatro etapas distintas. Na primeira, discorremos sobre a apresentação, mostrando a importância da pesquisa e descobertas que com o apoio de núcleos escolares e políticas de educação podem produzir bons resultados. Na segunda fase, entenderemos como a Física pode auxiliar sobremaneira o entendimento dos recursos renováveis, no caso a energia solar; entenderemos quais são os benefícios de se usar em sala a ferramenta da tecnologia a favor da pesquisa, o que tem sido usado em nível de tecnologia para favorecer a melhoria das apresentações em sala. Já no terceiro enfoque, transcorremos sobre as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Física, veremos o ponto de vista de alguns pensadores da educação como Piaget e Vygotsky e o modo de trabalhar usando a interdisciplinaridade. Falaremos como foi desenvolvido o estudo de campo, bem como a ajuda que os PCN’s podem dar no melhor andamento do ensino da Física nas escolas. Todo o trabalho foi fundamentado em referenciais teóricos de renome como: Bezerra (1999); Pimentel (1987); Hodson (1988); Giordan (1999); Perlotti (2012), só para citar alguns. Amplia-se nosso entendimento vendo princípios norteadores das diretrizes curriculares, bem como das Leis que amparam. No final, analisamos e constatamos que existe de fato a necessidade de planejar e desenvolver formas de energia que favoreçam a população sem gastar os bens naturais que ainda temos; entenderemos que um maior interesse na educação de forma mais focada ao ensino de Física e suas descobertas só resulta em benefícios, tanto de forma individual quanto para todo o planeta. |
Abstract: | In order to contribute to the improved use of energy resources, considering the possibility of using renewable energy resources, contributing to the improvement in several areas, such research works on the assumption that it is feasible to use low-cost materials some drawn up even the very means allowing use of sources that were previously unrecognized by the community under study. The objective was to verify the need for search and improvement resources of physics, aiming to show that with cheap sources can help improve people's lives. For this, we have structured the work into four distinct. At first, we carry on about the presentation, showing the importance of research and discoveries that with the support of school centers and education policies can yield good results. In the second phase, we will understand how physics can help greatly the understanding of the features renewable, if energy solar, understand what the benefits of using in class the tool of technology in favor of research, which has been a level of technology to promote the improvement of room presentations. In the third focus on the difficulties of learning the discipline of physics, we will see the view of some educational thinkers as Piaget and Vygotsky and the way of working using an interdisciplinary approach. We'll talk as we developed the field study and the help that the NCP's can make better progress in the teaching of physics in schools. All work was based on theoretical frameworks renowned as Bezerra (1999); Pimentel (1987); Hodson (1988); Giordan (1999); Perlotti (2012), to name a few. It broadens our understanding seeing guiding principles of curriculum guidelines and the laws that support. In the end, we analyzed and found that there is indeed the need to plan and develop energy sources that favor the population without spending the natural resources that we still have; we understand that a greater interest in education more focused teaching of Physics and his findings only results in benefits, both individually and for the entire planet. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34896 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_dfsilva.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.