Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34881
Title in Portuguese: A influência da inteligência emocional sobre o desempenho dos estagiários acadêmicos de secretariado executivo da Universidade Federal do Ceará
Author: Silva, Tiara Ferreira da
Advisor(s): Silva, Joelma Soares da
Keywords: Secretariado
Inteligência emocional
Estagiários
Issue Date: 2016
Citation: SILVA, Tiara Ferreira da. A influência da inteligência emocional sobre o desempenho dos estagiários acadêmicos de secretariado executivo da Universidade Federal do Ceará. 2016. 65 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Abstract in Portuguese: Dentro da organização habilidades interpessoais, de controle emocional, de gerenciamento de conflitos, de postura e ética são bastante valorizadas. Todas estas habilidades se relacionam com a inteligência emocional e quando o acadêmico está no estágio, sabe-se que é uma etapa de bastante relevância, uma vez que oportuniza a assimilação da teoria e da prática. Nesse contexto, a capacidade de lidar com as próprias emoções pode alavancar a experiência estudantil, desenvolver carreiras profissionais de sucesso e edificar vidas. A influência da inteligência emocional para o desempenho dos estagiários de Secretariado Executivo é o foco da presente pesquisa. O objetivo do trabalho consiste em analisar os principais domínios da inteligência emocional utilizados por uma amostra de estagiários do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo foi feito a partir de uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, quantitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu através de um questionário estruturado em quatro etapas. Com intuito de alcançar o objetivo proposto foram abordados graduandos do curso de Secretariado Executivo da UFC atuantes em algum estágio da área. Como resultado da pesquisa, os dados revelaram que os domínios da inteligência emocional possibilitam os estudantes, como futuros secretários executivos, a reconhecerem e lidarem com seus próprios sentimentos, gerenciar as emoções, compreender as emoções dos outros e construir um rede de relacionamentos.
Abstract: Interpersonal, emotional control, conflict management, posture and ethics skills are quite valued in a company. All those skills are related to emotional intelligence. The internship done by undergraduate students is a very relevant stage, once it allows the assimilation of theory and practice. In such a context, the ability to deal with one‟s own emotions may propel student experience, develop professional careers and build lives. The influence of emotional intelligence on Executive Secretaryship interns' performance is the focus of this research. This study aimed at analyzing the main domains of emotional intelligence utilized by a sample of students of Executive Secretaryship of Federal University of Ceará (UFC) doing internships. The study consisted in a qualitative, quantitative, descriptive and exploratory field research. A four-stage questionnaire was used to collect data. Students of Executive Secretaryship of UFC, who undergo internships in the area, participated on the survey. Research results showed that the domains of emotional intelligence allow students, as future executive secretaries, to recognize and deal with their own feelings, manage their emotions, understand other people‟s emotions and build a relationship network.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34881
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_tfsilva.pdf374,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.