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Title in Portuguese: Comunicação interpessoal: uma abordagem estratégica entre profissionais de secretariado executivo e gestores
Author: Barbosa, Diana Maria Araujo
Advisor(s): Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Keywords: Secretariado
Comunicação Interpessoal
Comunicação nas organizações
Issue Date: 2011
Citation: BARBOSA, Diana Maria Araujo. Comunicação interpessoal: uma abordagem estratégica entre profissionais de secretariado executivo e gestores. 2011. 68 f. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Portuguese: As estratégias de comunicação são fundamentais para o alcance dos objetivos e metas. Nesse contexto, o profissional de secretariado, por ser um facilitador dos processos, deve manter uma comunicação eficaz com o gestor, contribuindo para o alcance dos resultados. Este estudo tem como finalidade analisar a comunicação interpessoal para a atuação dos profissionais de Secretariado Executivo, identificando as estratégias, verificando os obstáculos e analisando a qualidade no processo de comunicação interpessoal entre os profissionais de Secretariado Executivo e os respectivos gestores. A pesquisa foi realizada através do uso da técnica do questionário e com base no método qualitativo. Os participantes da pesquisa são funcionários da instituição e por meio de suas informações foi possível chegar aos detalhes que envolvem a comunicação interpessoal na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados indicam que não há uma política definida de comunicação interpessoal em vigor na organização, uma vez que os seus processos conservadores e burocráticos ainda predominam sobre sua estrutura prejudicando a interação entre setores e, consequentemente, o fluxo das tarefas, porém a comunicação do profissional de Secretariado Executivo e respectivos gestores faz-se de maneira cordial, tendo ambos uma boa relação. O ideal seria o aperfeiçoamento de políticas de comunicação e sua devida implantação para melhor condução das informações.
Abstract: Communication strategies are key to achieving the goals and objectives. In this context, the professional secretariat, to be a facilitator of processes, must maintain effective communication with the manager, contributing to the achievement of results. This study aims to analyze interpersonal communication for the work of professionals Executive Secretary, identifying the strategies, verifying and analyzing the obstacles to quality in the process of interpersonal communication between the Executive Secretariat professionals and their managers. The survey was conducted by using the technique of the questionnaire and based on qualitative methods. Survey participants are employees of the institution and through its information could be reached to detail involving interpersonal communication at the Federal University of Ceará (UFC). The results indicate that there is a definite policy of force in interpersonal communication in the organization, since the conservative and bureaucratic processes still prevail on its structure hindering the interaction between sectors and hence the flow of tasks, however, the communication professional the Executive Secretariat and its management is done in a friendly manner, both having a good relationship. Ideally, the improvement of communication policies and their implementation due to better driving information.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34852
metadata.dc.type: TCC
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