Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34819
Title in Portuguese: Propriedade hipoglicemiante de uma fração proteica obitida do tegumento de sementes de Moringa oleifera l
Author: Alves, Bella Giselly Torres
Advisor(s): Vasconcelos, Iika Maria
Co-advisor(s): Paula, Paulo Carvalho de
Keywords: Moringa oleifera
Diabetes mellitus
Propriedade hipoglicemiante
Issue Date: 2016
Citation: ALVES, B. G. T. (2016)
Abstract in Portuguese: Diversas moléculas de origem vegetal têm mostrado efeitos de redução glicêmica, tanto em modelos animais como em humanos , apresentando assim um potencial de uso para o tratamento do diabetes. Muito se tem creditado tais efeitos hipoglicemiantes a compostos oriundos do metabolismo secundário vegetal, porém outras moléculas, tais como os peptídeos e proteínas, também têm revelado serem capazes de exercer tal efeito biológico. Estudos prévios com as folhas de Moringa oleifera faz dessa espécie uma potencial fonte de prospecção de proteínas hipoglicemiantes. O objetivo geral desse trabalho foi verificar o efeito de uma fração protéica obtida do tegumento de sementes de M. oleifera (Mo-TEG) na glicemia de animais diabéticos. Foi proposta a hipótese de que o tegumento de sementes de M. oleifera é uma fonte de proteínas hipoglicemiantes, apresentando também epítopos antigênicos do tipo insulina. Tais hipóteses foram testadas através de experimentações in vitro e in vivo. Mo-TEG apresntou epítopos antigênicos do tipo insulina, por meio da realização de dot blot. Na dose de 100/kg, Mo TEG promoveu efeito hipoglicemiante, em camundongos com diabetes quimicamente induzidus a curto e a longo prazo além de ter melhorado a tolerância à glucose. Os resultados obtidos mostraram que o tegumento de sementes de M. oleifera apresentam moléculas de natureza protéica com propriedade hipoglicemiante, revelando o potencial que tais moléculas apresentam no contexto da bioprospecção de novos fármacos hipoglicemiantes para a utilização biotecnologia e clinica médica.
Description: ALVES, Bella Giselly Torres. Propriedade hipoglicemiante de uma fração proteica obitida do tegumento de sementes de Moringa oleifera l. 2016. 75 f. Monografia (Graduação em Biotecnologia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34819
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:BIOTECONOLOGIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_bgtalves.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.