Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34733
Title in Portuguese: A abordagem etnográfica das práticas lúdicas: uma contribuição à pesquisa com crianças
Author: Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da
Lima, Francisca Josélia Inocêncio de
Keywords: Infância
Vida das crianças
Instituiçoes públicas
Issue Date: 2017
Citation: Costa, M. F. V.; Lima, F. J. I. (2017)
Abstract in Portuguese: A infância como produto da modernidade representou um crescente movimento de institucionalização da vida das crianças, traduzido na criação de saber e se na organização de instituições públicas especificamente voltadas para elas, tais como a escola, o que implicou na reorganização da função da família. Em suma, essa mudança, ao conceder uma posição de destaque à criança, também a confinou a espaços sociais restritos. Mas, na pós-modernidade, quando a racionalidade moderna entra em crise, ocorre um movimento inverso, de ampliação do circuito social da infância e de sua promoção à categoria de ator social, tanto do ponto de vista jurídico como econômico, e o agenciamento midiático tem intensificado a administração social da infância, distanciando-a do controle parental e escolar ( ARMENTO, 2008, 2004; COSTA, 2012). [...]
Description: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; LIMA, Francisca Josélia Inocêncio de. A abordagem etnográfica das práticas lúdicas: uma contribuição à pesquisa com crianças. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 23-32.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34733
ISBN: 978-85-420-1148-7
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_capliv_mfvcostafjilima.pdf4,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.