Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34680
Tipo: TCC
Título: Análise bibliométrica das publicações científicas em contabilidade gerencial nos principais periódicos brasileiros de contabilidade e administração no triênio 2015-2017
Autor(es): Landim, Tiago Camurça
Orientador: Almeida, Cíntia de
Palavras-chave: Contabilidade gerencial - Publicações;Bibliometria;Produção Científica
Data do documento: 2018
Citação: LANDIM, Tiago Camurça. Análise bibliométrica das publicações científicas em contabilidade gerencial nos principais periódicos brasileiros de contabilidade e administração no triênio 2015-2017. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumo: Os avanços tecnológicos proporcionaram à Contabilidade Gerencial novos ares ao possibilitar uma maior mobilidade e praticidade no trabalho do contador, advindo das novas tecnologias. Por conta disso, este ramo da Contabilidade evoluiu bastante nos últimos anos e continua a evoluir dentro de suas técnicas e processos, possibilitando aos gestores cada vez mais informações para a tomada de decisão. O presente estudo almeja, portanto, analisar as características da produção científica em Contabilidade Gerencial no triênio 2015-2017 nos principais periódicos de Administração e Contabilidade. Para o tal, foi usado como critério o Qualis-CAPES, que tem como principal função classificar os periódicos do país de acordo com a sua qualidade, a fim de garantir a qualidade dos periódicos observados, uma vez que a qualidade do trabalho depende da qualidade das produções analisadas. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e bibliométrico, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que apenas 2% das publicações tratavam da temática, que os artigos não apresentavam rigor metodológico, que os temas mais presentes foram Controladoria e Sistemas de Controle, que a maioria dos trabalhos foi feito em duplas, que a maioria dos pesquisadores são do sexo masculino e que Ilse Beuren, Kelly Marques e Márcia Espejo foram as autoras que mais se repetiram.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34680
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_tclandim.pdf505,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.