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dc.contributor.advisorOliveira, Joana D'Arc de-
dc.contributor.authorOliveira, Rafaela Barbosa de-
dc.date.accessioned2018-08-08T19:07:42Z-
dc.date.available2018-08-08T19:07:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafaela Barbosa de. Responsabilidade social e ambiental no segmento de marmoraria em Fortaleza: um estudo multicaso. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34678-
dc.description.abstractThe social corporate responsibility (SCR) can be a powerful administration tool mutual used by the big corporations, principally, however it is not largely disseminated in micro companies because of the other problems faced by them that leads to lack of effort in practice of SCR. Talking about the companies of this research, they develop an activity potentially polluting and consumer of the resources according to the IBAMA report causing sideways in soil, water, and emission of wast in the air and consumption of non-renewable resources. Those are companies where the practice of SCR will start to be charged due to the fast development and internationalization of the sector. The general objective of this research is to analyse, through the case study of these two micro companies how the SCR is applied and develops in its context. The study classifies as descriptive, qualitative, bibliographic with an multiple case study. The information was get by analyzes of the bibliography in comparation with the quizzes and interviews that were answered during the case study. In the case study it was verified that the micro companies (MCs) from the sector analysed apply the SCR only in a few punctual actions, but nothing that was previous planned or is linked to these companies strategy. They have difficulties in common when they deal with SCR and they mention on the quizzes factors like lack of technical knowledge, lack of money, and absence of government incentive as the hard problems.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectRochas ornamentais - Cearápt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.titleResponsabilidade social e ambiental no segmento de marmoraria em Fortaleza: um estudo multicasopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA responsabilidade social corporativa (RSC) pode ser uma poderosa ferramenta administracional, comumente utilizada principalmente nas grandes empresas, porém não é amplamente disseminada em microempresas por conta de outros problemas enfrentados pelas mesmas e que levam à falta de empenho na prática da RSC. Tratando-se das empresas pesquisadas, a atividade desenvolvida por elas é tida como potencialmente poluidora e consumidora de recursos segundo o relatório do IBAMA causando alterações no solo e, na água, emissão de resíduos no ar e consumo de recursos não renováveis. São empresas cuja prática da RSC começará a ser cobrada devido ao grande desenvolvimento e internacionalização do setor. O objetivo geral da pesquisa é analisar, através do estudo de caso de duas microempresas, como a responsabilidade social corporativa (RSC) é aplicada e se desenvolve em seu contexto. O estudo se classifica como descritivo, qualitativo, bibliográfico e estudo multicaso. As informações foram obtidas por intermédio das análises da bibliografia em comparação com os questionários e entrevistas que foram respondidos durante o estudo de caso. No estudo de caso, verificou-se que as microempresas (MEs) do segmento analisado aplicam a RSC apenas em algumas ações pontuais, mas nada que esteja planejado ou ligado à estratégia dessas empresas. As mesmas ainda encontram dificuldades em comuns, mencionando no questionário falta de conhecimento técnico, falta de dinheiro e de incentivo governamental como fatores de maior peso.pt_BR
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