Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34645
Title in Portuguese: Análise comparativa da arrecadação das receitas tributárias nos municípios cearenses com maior nível de arrecadação nos últimos cinco anos
Author: Sousa, Carlos Maurício de
Advisor(s): Coelho, Nirleide Saraiva
Keywords: Impostos - Arrecadação - Ceará
Impostos municipais - Ceará
Renda pública
Issue Date: 2018
Citation: SOUSA, Carlos Maurício de. Análise comparativa da arrecadação das receitas tributárias nos municípios cearenses com maior nível de arrecadação nos últimos cinco anos. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: A arrecadação da receita tributária, espécie do gênero receita corrente, é de fundamental importância no contexto da arrecadação total por parte de um município. As principais fontes de recursos financeiros municipais são as transferências de recursos provenientes da União e dos Estados, bem como suas receitas próprias, provenientes em sua maioria dos tributos de sua competência. Através da arrecadação de tributos que sejam de sua competência constitucionalmente definida, os municípios podem realizar os gastos públicos no intuito de promover o bem de toda a municipalidade. O objetivo geral do presente artigo é analisar as receitas tributárias dos municípios cearenses com o maior nível de arrecadação nos últimos cincos anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram aplicadas técnicas de pesquisa documental, descritiva e comparativa. Conforme os resultados, concluiu-se que a arrecadação tributária é, de fato, de relevada importância para cada município, correspondendo, no município de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, a cerca de 40% de toda a arrecadação de receitas. Em contrapartida, no município de Barbalha, a arrecadação de tributos representa apenas 3% do total de receitas arrecadadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34645
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_cmsousa.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.