Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34585
Tipo: Artigo de Evento
Título: Categorização dos ex-votos no Museu Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE
Autor(es): Brito, Carla Façanha de
Pinto, Virgínia Bentes
Palavras-chave: Categorização;Representação;Memória
Data do documento: 2012
Citação: BRITO, Carla Façanha de; PINTO, Virgínia Bentes. Categorização dos ex-votos no Museu Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: FIOCRUZ: Fundação Oswaldo Cruz, 2012.
Resumo: A gênese do sintagma ex-votos traz em sua semânticao reconhecimento de fé, sendo materializado nas peças que simbolizam o agradecimento de uma graça alcançada, a ser alcançada, ou pedido de proteção, seja ele referente à cura de uma doença ou outra coisa. Os ex-votos podem se apresentar de formas diversas: réplicas de partes do corpo, quadros, fotos, vestimentas etc., colocados nas igrejas, capelas ou em museus sacros. Em Juazeiro do Norte, o Museu Vivo do Padre Cícero, conhecido popularmente como Casarão, é constituído por um rico acervo de peças ex-votivas, tornando-se um espaço de patrimônio, representando referências da memória cultural e religiosa. O estudo em foco caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, apoiado na análise de conteúdo, no interacionismo simbólico e na etnometodologia. O objetivo geral foi: analisar o discurso imagético do acervo do Museu Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE, representado na figura dos ex-votos, na perspectiva de elaboração de um modelo de categorização baseado na categorização aristotélica, visando à representação indexal. Os resultados demonstram que nesse museu existem várias categorias de peças ex-votivas que precisam ser organizadas conforme as ferramentas do campo da Ciência da Informação e que a aplicabilidade das categorias aristotélicas apoiada no uso de uma terminologia museológica poderá trazer contribuições efetivas para a recuperação da informação no espaço museológico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34585
ISBN: 9788562454028
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_cfbritovbpinto.pdf155,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.