Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34574
Tipo: Resumo
Título: Saber Direito: uma experiência de jornalismo audiovisual e direitos humanos
Autor(es): Lacerda, Alexandre Mota
Silva, Naiana Rodrigues da
Palavras-chave: Jornalismo - Aspectos sociais;Telejornalismo;Direitos humanos
Data do documento: 2016
Citação: LACERDA, Alexandre Mota; SILVA, Naiana Rodrigues da. Saber Direito: uma experiência de jornalismo audiovisual e direitos humanos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Grupo de Práticas e Estudos em Jornalismo Audiovisual (GruppeTV), anteriormente denominado PETv, é um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto é oriundo de uma desvinculação do PET Comunicação Social em 2010, já que suas atribuições relacionadas às rotinas práticas em audiovisual demandavam maior desenvolvimento e dedicação exclusiva. O novo projeto estabelece como principal diretriz a experimentação em audiovisual dos seus integrantes, de modo que a vivência acadêmica possa ser aliada aos enfoques técnicos consolidados mediante as produções do grupo. Em 2015, ano em que o projeto se firmou com a sua nova estética e produções, a exemplo do telejornal “Conexões”, principal produto do grupo, e dos webdocumentários semestrais, como o “Vidas d’Água”, houve uma necessidade dos estudantes em estabelecer um programa que impactasse de modo mais intenso a sociedade como um todo. Deste modo, o GruppeTV, através de um convite da TV Ceará, emissora estatal do Governo do Estado do Ceará, elabora o programa “Saber Direito”, cujo objetivo é gerar um esclarecimento acerca das questões que envolvem os Direitos Humanos, até então abordado dentro das temáticas: direito ao lazer, à livre movimentação, saneamento básico e a liberdade religiosa. A amplitude e a contundência em que o debate sobre os Direitos Humanos se encontra hoje torna cada vez mais evidente o papel da comunicação social na formação do saber coletivo sobre este tema. Diante disso, vamos expor o processo de produção, veiculação e apreciação do programa laboratorial de TV "Saber Direito", que se insere no atual contexto como fomentador de questões acerca das reflexões e efetivas ações que reiterem a presença dos Direitos Humanos na sociedade. Considerando também as formas como este conteúdo tangencia as transformações pelas quais o telejornalismo passa atualmente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34574
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amlacerda.pdf45,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.