Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34571
Título: 20 anos de NUFACE (núcleo de defeitos da face): da história à inovação
Autor(es): Nascimento, Andrezza Martins Do
Alcantara Filho, Emanoel de Jesus
Rocha, Samara Sales Marinho
Pontes, Karina Matthes de Freitas
Egawa, Willian Yukio
Negreiros, Wagner Araújo de
Palavras-chave: Prótese bucomaxilofacial
Deformidades
Odontologia
Data do documento: 2016
Citação: NASCIMENTO, A. M. D.; ALCANTARA FILHO, E. d. J.; ROCHA, S. S. M.; PONTES, K. M. d. F.; EGAWA, W. Y.; NEGREIROS, W. A. d. (2016)
Resumo: O Núcleo de Defeitos da Face (NUFACE) foi criado em 1996 e funciona na Clínica de Prótese do Curso de Odontologia da UFC, com a finalidade de reabilitar, integralmente, pacientes com mutilações faciais, quanto à estética, anatomia, função e no quesito psicossocial. Assim, objetiva-se relatar a trajetória de 20 anos do NUFACE, focando em sua importância social e científica. Sua equipe é multidisciplinar, sendo formada por profissionais voluntários (dentistas, fonoaudiólogas e psicólogos) e por acadêmicos de Odontologia, além de oncologistas do Instituto do Câncer, unidos em busca de restaurar a aparência facial e as funções de fala, mastigação, deglutição e respiração, reabilitando assim estética e funcionalmente esses pacientes, para que tenham sua autoestima melhorada, com devolução do seu conforto psicológico e sua reintegração no convívio social, de uma forma digna e plena. O ambulatório atende pacientes das regiões Norte e Nordeste, através da confecção de próteses faciais e/ou obturadores palatinos. Além disso, o NUFACE é o único responsável pela formação acadêmica na especialidade de prótese bucomaxilofacial, visto que essa não integra a grade curricular, através de atendimento clínico, pesquisas e seminários, resultando também em atualização científica de toda a equipe. As ações desenvolvidas para essa reabilitação complexa e desafiadora fazem do NUFACE um projeto de grande relevância e impacto social, com importância imensurável na reabilitação de pacientes mutilados.
Descrição: NASCIMENTO, Andrezza Martins do et al. 20 anos de nuface (núcleo de defeitos da face): da história à inovação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34571
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amnascimento.pdf50,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.