Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34571
Tipo: Resumo
Título: 20 anos de NUFACE (Núcleo de Defeitos da Face): da história à inovação
Autor(es): Nascimento, Andrezza Martins do
Alcântara Filho, Emanoel de Jesus
Rocha, Samara Sales Marinho
Pontes, Karina Matthes de Freitas
Egawa, Willian Yukio
Negreiros, Wagner Araújo de
Palavras-chave: Face - Cuidado e higiene;Assistência odontológica;Saúde bucal
Data do documento: 2016
Citação: NASCIMENTO, Andrezza Martins do; ALCÂNTARA FILHO, Emanoel de Jesus; ROCHA, Samara Sales Marinho; PONTES, Karina Matthes de Freitas; EGAWA, Willian Yukio; NEGREIROS, Wagner Araújo de. 20 anos de NUFACE (Núcleo de Defeitos da Face): da história à inovação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Núcleo de Defeitos da Face (NUFACE) foi criado em 1996 e funciona na Clínica de Prótese do Curso de Odontologia da UFC, com a finalidade de reabilitar, integralmente, pacientes com mutilações faciais, quanto à estética, anatomia, função e no quesito psicossocial. Assim, objetiva-se relatar a trajetória de 20 anos do NUFACE, focando em sua importância social e científica. Sua equipe é multidisciplinar, sendo formada por profissionais voluntários (dentistas, fonoaudiólogas e psicólogos) e por acadêmicos de Odontologia, além de oncologistas do Instituto do Câncer, unidos em busca de restaurar a aparência facial e as funções de fala, mastigação, deglutição e respiração, reabilitando assim estética e funcionalmente esses pacientes, para que tenham sua autoestima melhorada, com devolução do seu conforto psicológico e sua reintegração no convívio social, de uma forma digna e plena. O ambulatório atende pacientes das regiões Norte e Nordeste, através da confecção de próteses faciais e/ou obturadores palatinos. Além disso, o NUFACE é o único responsável pela formação acadêmica na especialidade de prótese bucomaxilofacial, visto que essa não integra a grade curricular, através de atendimento clínico, pesquisas e seminários, resultando também em atualização científica de toda a equipe. As ações desenvolvidas para essa reabilitação complexa e desafiadora fazem do NUFACE um projeto de grande relevância e impacto social, com importância imensurável na reabilitação de pacientes mutilados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amnascimento.pdf45,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.