Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34533
Title in Portuguese: Gestão da informação no contexto das colônias de pesca do litoral paraibano: abordagem na colônia de pesca João Alves dos Santos z-9 em Jacumã-Conde – PB
Author: Nascimento, Deise Santos do
Keywords: Gestão da informação
Regime de informação
Política de Informação
Issue Date: 2013
Citation: Nascimento, D. S. (2013)
Abstract in Portuguese: Apresenta pesquisa em andamento que tem como objetivo propor um modelo de gestão da informação para a Colônia de Pesca “João Alves dos Santos”, Z-9, visando uma contribuição para o desenvolvimento local a partir do acesso e uso eficiente da informação. Para tanto, a proposta metodológica terá como aporte a pesquisa qualitativa, utilizando-se da pesquisa-ação por ser esta, uma modalidade metodológica que permite ao pesquisador, ação e intervenção no campo de pesquisa. A pesquisa fundamenta-se nos teóricos da Ciência da Informação com foco nos autores da gestão da informação, políticas de informação, tecnologias de informação, sistemas de informação e no regime de informação com ênfase nos instrumentos de mediação e na organização da informação no ciberespaço. A utilização desses tópicos de estudo para fundamentar a pesquisa, justifica-se pela conectividade dos mesmos com a gestão da informação. É importante ressaltar que no desenvolvimento da pesquisa serão abordados também na fundamentação teórica, autores da área das Ciências Sociais, que tratam das questões pertinentes a identidades culturais, aspectos sociais e cidadania. Os resultados obtidos até o momento transparece a necessidade de uma gestão da informação mais democrática, onde a informação chegue ao alcance de todos que dela necessitam. Os canais de informação utilizados pelos pescadores são em geral os informais e o regime de informação da comunidade não se constitui a partir de políticas públicas estabelecidas no sentido de prover as demandas e subsidiar as práticas informacionais do grupo gestor da colônia de pesca. Assim, a pesquisa está em andamento e no momento a pesquisadora está no campo, atuando como observadora da comunidade pesquisada, coletando informações por meio da técnica de observação in loco, que possam fornecer elementos para se fazer uma caracterização da comunidade pesqueira e dos sujeitos da pesquisa – os pescadores -. Palavras-chave:
Description: NASCIMENTO, Deise Santos do. Gestão da informação no contexto das colônias de pesca do litoral paraibano: abordagem na colônia de pesca João Alves dos Santos z-9 em Jacumã-Conde – PB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INOVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34533
ISBN: 978-85-65044-06-6
Appears in Collections:DCI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_dsnascimento.pdf349,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.