Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34532
Title in Portuguese: Proposta de um instrumento para diagnostico da gestão da informação e do conhecimento(gic) de forma integrada para bibliotecas universitárias
Author: Silva, Adriana Nóbrega da
Keywords: Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento (GIC)
Diagnóstico
Instrumento de diagnóstico
Issue Date: 2013
Citation: Silva, A. N. (2013)
Abstract in Portuguese: A pesquisa de dissertação com orientação da professora Drª. Emeide Nóbrega Duarte é fruto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPB) e pesquisou a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento (GIC) para construção de um instrumento integrado de diagnóstico GIC em bibliotecas universitárias. O foco desta investigação está no entendimento da Gestão do Conhecimento (GC) e de sua sistematização como um processo tal qual a Gestão da Informação (GI), e na integração de ambos em um modelo que permita o diagnóstico. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A pesquisa teve por objetivo principal propor um instrumento para diagnosticar o gerenciamento da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, considerada estudo de caso. Adota a análise de conteúdo para a coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que há necessidade de ampliar as discussões a respeito da Gestão da Informação e do Conhecimento direcionadas às bibliotecas universitárias, explorar com profundidade as temáticas específicas da GIC, tais como a valorização do capital intelectual na biblioteca universitária, analisa os bibliotecários diretores e gestores, entendendo que todo o processo de Gestão da Informação e do Conhecimento depende de ações bem planejadas, alinhadas às expectativas organizacionais e dos usuários, fazendo-se uso dos recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis. As redes sociais estão presentes, facilitando a comunicação entre o pessoal da biblioteca, e entre estes e os usuários, convergindo serviços de informação mais convenientes e eficientes. Nos novos tempos, a GIC expande a relevância da função do bibliotecário, que não se restringe ao mero gerenciamento das informações documentárias. Ele torna-se um personagem central na administração da biblioteca, cujas competências extrapolam a racionalidade da técnica biblioteconômica, para satisfazer pessoas (usuários/clientes e colaboradores).
Description: SILVA, Adriana Nóbrega da. Proposta de um instrumento para diagnostico da gestão da informação e do conhecimento(gic) de forma integrada para bibliotecas universitárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INOVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34532
ISBN: 978-85-65044-06-6
Appears in Collections:DCI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_ansilva.pdf615,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.