Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34487
Tipo: Capítulo de Livro
Título: As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal
Autor(es): Santos, Núbia Agustinha Carvalho
Palavras-chave: Museus;Museu do Ceará;Pesquisa Intervenção
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho. As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.162-184.
Resumo: Os museus têm um potencial social, cultural, artístico e histórico importante para o processo educativo em qualquer nível de ensino. Nessa perspectiva, este artigo objetiva compreender como as crianças de Educação Infantil (EI) leem os objetos do Museu do Ceará (MUSCE) por meio de uma experiência mediadora entre os espaços escolar e museológico, analisando também a especificidade da mediação em termos de adequação a este público. A metodologia norteadora da pesquisa foi de base qualitativa com um enfoque na pesquisa-intervenção. O público selecionado foi uma classe de Jardim II constituído por 27 crianças e professora, da Escola Municipal Antônio Sales, localizada na cidade de Fortaleza. As mães das crianças foram colaboradoras da pesquisa, uma vez que seus filhos instigaram a participação delas nas atividades no percurso da intervenção.[..]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34487
ISBN: 978-85-7826-383-9
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_capliv_nacsantos.pdf199,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.