Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34487
Title in Portuguese: As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal
Author: Santos, Núbia Agustinha Carvalho
Keywords: Museus
Museu do Ceará
Pesquisa Intervenção
Issue Date: 2016
Citation: SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho. As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.162-184.
Abstract in Portuguese: Os museus têm um potencial social, cultural, artístico e histórico importante para o processo educativo em qualquer nível de ensino. Nessa perspectiva, este artigo objetiva compreender como as crianças de Educação Infantil (EI) leem os objetos do Museu do Ceará (MUSCE) por meio de uma experiência mediadora entre os espaços escolar e museológico, analisando também a especificidade da mediação em termos de adequação a este público. A metodologia norteadora da pesquisa foi de base qualitativa com um enfoque na pesquisa-intervenção. O público selecionado foi uma classe de Jardim II constituído por 27 crianças e professora, da Escola Municipal Antônio Sales, localizada na cidade de Fortaleza. As mães das crianças foram colaboradoras da pesquisa, uma vez que seus filhos instigaram a participação delas nas atividades no percurso da intervenção.[..]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34487
ISBN: 978-85-7826-383-9
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_capliv_nacsantos.pdf199,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.