Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34421
Título: Análise da absorção de iodo pela microalga Spirulina platensis em diferentes salinidades
Autor(es): Pinto, Gabriel Teixeira
Orientador(es): Farias, Wladimir Ronald Lobo
Palavras-chave: Cultivo de microalgas
Microalgas - Condições físico-químicas
Engenharia de Pesca
Data do documento: 2009
Citação: FARIAS, G. T. (2009)
Resumo: As microalgas são conhecidas por produzirem compostos de alto valor econômico e de incorporar em sua composição vários elementos químicos. A microalga Spirulina platensis pode apresentar em sua composição até 70% de proteína, além de vitaminas e minerais essenciais, no entanto é pobre em iodo. Este último é um elemento de bastante importância na alimentação humana a fim de evitar doenças como o bócio. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento da microalga cianofícea Spirulina platensis, em meio de cultivo alternativo utilizando fertilizantes agrícolas, bicarbonato de sódio e sal iodado nas concentrações de 9, 18, 27 e 36 g L-1, constituindo quatro tratamentos com salinidades de 10, 20, 30 e 40, respectivamente. A avaliação do crescimento foi feita através da leitura por densidade óptica em um espectrofotõmetro a 680 nm (D0680), e posteriormente convertido para número de tricomas mL-1. As concentrações de iodo no meio de cultivo foram também determinadas por espectrofotometria a 530 nm. As médias das taxas de crescimento e taxas de absorção de iodo foram submetidas a análises estatísticas. As melhores taxas de crescimento foram obtidas quando os cultivos foram realizados nas salinidades de 20 e 30, enquanto a melhor taxa de absorção de iodo foi observada quando o cultivo foi realizado na salinidade de 10, ou seja, na menor salinidade testada.
Descrição: PINTO, Gabriel Teixeira. Análise da absorção de iodo pela microalga Spirulina platensis em diferentes salinidades. 2009. 29 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34421
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_gtpinto.pdf26,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.