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Title in Portuguese: ASP - Modelo orientado ao negócio para identificação de pontos críticos em redes ópticas
Author: Sousa, Aminadabe Barbosa
Advisor(s): Souza, José Neuman de
Co-advisor(s): Lima, Alberto Sampaio Lima
Keywords: Teleinformática
Comunicações ópticas
Redes de computadores
Serviços - Gerência
Negócios - Gestão de TI
Redundancy
Optical networks
Service management
Fault management
Risk management
Issue Date: 8-Jun-2018
Citation: SOUSA, A. B. de. ASP - Modelo orientado ao negócio para identificação de pontos críticos em redes ópticas. 2018. 203 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: As melhores práticas de gerenciamento de serviços tem sido amplamente adotadas por provedores que mantém e administram infraestruturas de redes de computadores. Um dos pressupostos para a adoção dessas práticas consiste na manutenção de um alinhamento efetivo entre a gestão de tecnologia da informação e a gestão do negócio. Entre os desafios que os gestores de serviços enfrentam ao trabalhar com a gestão de redes ópticas, a identificação de pontos de redundância de alto impacto em relação ao negócio é uma tarefa considerada difícil. Muitas vezes, esses gestores dependem de sua própria experiência para identificar os pontos que podem receber investimentos em redundância nessas redes e serem priorizados em relação ao orçamento planejado. Existe uma demanda crescente por novos modelos e ferramentas que possam dar suporte ao processo de tomada de decisão. Esta tese propôs um novo modelo, capaz de localizar pontos adequados para a aplicação da redundância de ativos através de simulações, que tem como objetivo mitigar os riscos de interrupções do funcionamento de uma rede óptica, com foco no negócio. O modelo foi implementado através de uma ferramenta de software denominada Strategic Asset Locator Program(ASP), que realiza simulações de cenários de redes ópticas, com análise de falhas baseada na topologia, dependência entre elementos de rede e no impacto da falha para o negócio, estimando o risco desses elementos. A saída do modelo (elementos da rede e respectivos riscos) permite que os administradores de rede e serviços tomem melhores decisões ao analisar os riscos e definir quais os pontos críticos passíveis de redundância. Um estudo de caso foi realizado em uma empresa real, por meio de simulações que envolveram cinco cenários de redes de referência, onde os resultados foram avaliados por gestores e considerados promissores, contribuindo assim para a área de pesquisa denominada Business-driven IT Management (BDIM).
Abstract: Best service management practices have been widely adopted by providers who maintain and manage computer network infrastructures. One of the prerequisites for adopting these practices is to maintain an effective alignment between information technology management and business management. Among the challenges service managers face while working with optical networks, identifying network high-impact redundancy points in relation to business is a difficult task. Often these managers rely on their own experience to identify points that can receive investments in redundancy in those networks and need to be prioritized in relation to planned budget. There is a growing demand for new models and tools that can support decisionmaking process. This thesis proposed a new model, capable of finding suitable points for the application of asset redundancy through simulations, which aims to mitigate optical network operation interruption risks, with a business focus. The model was implemented through a software tool named Strategic Asset Locator Program (ASP), which performs optical network scenarios simulations, with fault analysis based on topology, dependence between network elements and failure impact on business, estimating the risk related to these elements. The model output (network elements and their risks) allows service and network managers to make better decisions when analyzing risks and defining which critical points can be redundant. A case study was carried out in a real company, through simulations involving five reference network scenarios, where results were evaluated by managers and considered promising, thus contributing to Business-driven IT Management (BDIM) research area.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34339
metadata.dc.type: Tese
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