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Tipo: TCC
Título: A contribuição do marketing pessoal no desenvolvimento profissional dos secretários executivos
Autor(es): Liberato, Rafaella Silva
Orientador: Soares, Sônia Regina Soares
Palavras-chave: Secretários;Marketing pessoal;Formação profissional
Data do documento: 2015
Citação: LIBERATO, Rafaella Silva. A contribuição do marketing pessoal no desenvolvimento profissional dos secretários executivos. 2015. 48 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: O Marketing Pessoal vem tornando-se uma ferramenta preponderante na conquista do êxito profissional, através da valorização da imagem de um indivíduo. Nota-se, também, que atualmente a profissão de Secretariado Executivo tem desenvolvido-se rapidamente, bem como, a necessidade de renovação do perfil dos Secretários Executivos para acompanharem este avanço mercadológico. Isto posto, objetiva-se de forma geral, conhecer a contribuição do Marketing Pessoal no desenvolvimento dos Secretários Executivos, sendo três, os objetivos específicos, através desta pesquisa: avaliar a compreensão que os Secretários Executivos tem sobre Marketing Pessoal; mostrar como os profissionais de Secretariado Executivo utilizam o Marketing Pessoal em sua rotina; analisar os aspectos positivos e negativos das práticas cotidianas destes profissionais, para o alcance do desenvolvimento profissional. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto à natureza dos dados e descritiva, quanto aos objetivos gerais. Também possui como estratégia de inquirição, o uso de levantamento direto e bibliográfico, além da pesquisa de campo. A população desta pesquisa é composta pelos profissionais de Secretariado Executivo, acadêmicos ou egressos da Universidade Federal do Ceará(UFC) entre 2010 e 2015, com experiência na área de Secretariado através de estágio ou emprego. Como instrumento de pesquisa, utilizou um questionário estruturado e dividido em duas partes, sendo a primeira parte referente a formulação do perfil, e a segunda parte acerca da percepção dos profissionais quanto à contribuição do Marketing Pessoal em sua rotina. Os resultados serão apresentados em forma de interpretação geral, quanto à questão aberta. Nas demais questões serão apresentados os resultados através de gráficos e interpretação geral. Concluiu-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados ao observar a contribuição do Marketing Pessoal na rotina dos profissionais de Secretariado Executivo. Notou-se ainda, qual a compreensão dos avaliados sobre o assunto, bem como, sua utilização cotidiana, e os aspectos positivos e negativos daqueles que praticam, ou não, o Marketing Pessoal. Como recomendações para dar continuidade ao estudo, sugere que sejam feitas novas pesquisas para avaliar como o Marketing Pessoal é estudado e/ou praticado pelos profissionais de outras IES (Instituições de Ensino Superior), incluindo o estudo sobre as propostas pedagógicas em IES que possuam o curso de Secretariado Executivo. Conclui-se que a falta de conhecimento explícita e também a falta de profundidade sobre o Marketing Pessoa gera equívocos relacionados com a aparência e a promoção da imagem profissional. Esta pesquisa foi dividida em 6 (seis) seções.
Abstract: El Marketing Personal se está convirtiendo en una herramienta dominante en la consecución del éxito profesional, a través de la mejora de la imagen de un individuo. Nota también que actualmente la profesión de la Secretaría Ejecutiva ha desarrollado rápidamente, así como, la necesidad de renovación del perfil de los Secretarios Ejecutivos para controlar este avance de mercado. Dicho esto, el objetivo es, en general, conocer la contribución Marketing Personal para el desarrollo de los secretarios ejecutivos, tres, los objetivos específicos de esta investigación: evaluar el entendimiento de que los secretarios ejecutivos tienen sobre Marketing Personal; mostrar cómo los profesionales de la Secretaría Ejecutiva utilizan el Marketing Personal en su rutina; analisar los aspectos positivos y negativos de las prácticas cotidianas de estos profesionales para lograr el desarrollo profesional. Este estudio es una investigación cualitativa, a la naturaleza de los datos y descriptivo, a los objetivos generales. También tiene como estrategia de investigación, el uso de levantamiento directo y la literatura, así como la investigación de campo. La población de esta investigación está formado por profesionales del Secretariado Ejecutivo, académicos o graduados de la Universidad Federal de Ceará (UFC) entre 2010 y 2015, con experiencia en el área de Secretaría a través de prácticas o empleo. Como una herramienta de investigación, y se utiliza un cuestionario estructurado se divide en dos partes, la primera parte relativa a la formulación de perfiles, y la segunda parte acerca de la percepción de los profesionales sobre la contribución de Marketing Personal en su rutina. Los resultados serán presentados en una interpretación general, cuanto la cuestión abierta. En otros asuntos, los resultados serán presentados a través de gráficos y la interpretación general. Se concluye que los objetivos de esta investigación se lograron mediante la observación de la contribución del Marketing Personal en la rutina de los profesionales de la Secretaría Ejecutiva. Se señaló también que la comprensión de la evaluación en la materia, así como su uso diario, y los aspectos positivos y negativos de los que practican, o no, Marketing Personal. Como recomendaciones para continuar el estudio, sugirió hacer más investigaciones para evaluar cómo el Marketing Personal se estudia y/o realiza por profesionales de otras IES (Instituciones de Educación Superior), que incluye el estudio de las propuestas pedagógicas em IES que tengan curso de Secretariado Ejecutivo. Se concluye que la falta de conocimiento explícito y también la falta de profundidad en Marketing Personal genera conceptos erróneos relacionados con la apariencia y la promoción de la imagen profesional. Esta investigación se dividió en seis (6) secciones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34288
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