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Tipo: TCC
Título: Concursos públicos para secretariado executivo: panorama das ofertas nas instituições federais de ensino superior do Brasil
Autor(es): Santos, Juliana Ladeira
Orientador: Silva, Joelma Soares da
Palavras-chave: Secretariado - Concursos;Administração pública;Universidades e faculdades - Administração
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, Juliana Ladeira. Concursos públicos para secretariado executivo: panorama das ofertas nas instituições federais de ensino superior do Brasil. 2016. 58 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: O secretário executivo teve seu crescimento e destaque nos últimos anos no que diz respeito ao preenchimento de vagas em cargos públicos da área educacional. O objetivo principal desta monografia é traçar um panorama da realidade para cargo de Secretariado Executivo nas Instituições Federais de Ensino Superior do país. Este estudo se valeu de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Utilizou-se de um levantamento bibliográfico e documental. O objeto de análise foram editais de IFES, cujo período de lançamento considerado foi de janeiro de 2010 a julho de 2015. Como técnica para coleta de dados foi utilizada a observação indireta não-participante, e de posse dos dados fez-se uma análise de conteúdo. Após a análise dos dados, identificou-se que a demanda da oferta de vagas no período estabelecido na pesquisa foi crescente, atingindo o auge em 2014, e sofrendo uma queda no ano seguinte. Destacou-se entre as regiões do país: a Nordeste, por possuir o maior número de editais e de vagas, evidenciando a expansão das IFES na região com universidades recém-criadas. Como pré-requisito encontrou-se a exigência de formação superior em Secretariado Executivo ou em Letras, e em alguns casos, a obrigatoriedade do registro profissional no órgão competente. Por fim, foram analisados os conteúdos programáticos e as atividades a serem desenvolvidas. Fez-se uma comparação entre os conteúdos elencados nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Secretariado Executivo e os conteúdos cobrados nos editais, e uma comparação entre as atividades a serem desenvolvidas com as atribuições do Secretário Executivo conforme a lei de regulamentação da profissão. As atividades a serem desenvolvidas correspondem aos conteúdos programáticos e se relacionam de forma coerente.
Abstract: The Executive Secretary had their growth and prominence in recent years with regard to filling vacancies in public positions in the education sector. The main objective of this paper is to describe the present reality for the position of Executive Secretary in the Federal Institutions of Higher Education (IFES) in the country. This study made use of a descriptive research with a qualitative approach. It used a bibliographical and documentary survey. The object of analysis were notices of IFES, whose launch period considered was from January 2010 to July 2015. As a technique for data collection was used the indirect non-participant observation, and in possession of the data was made an analysis of content. After analyzing the data, it was found that demand in the supply of vacancies in the period established in the study was growing, reaching a peak in 2014 and suffering a fall in the following year. stood out among the country's regions: the Northeast, because it has the largest number of notices and vacancies, showing the expansion of IFES in the region with newly created universities. As a prerequisite met the requirement of higher education in the Executive Secretariat or in letters, and in some cases, the mandatory professional registration with the competent authority. Finally, the course content and activities to be developed were analyzed. There was a comparison between the listed contents in the National Curricular Guidelines (DCN) of the Executive Secretariat course and the contents charged of bidding, and a comparison of the activities to be developed with the duties of the Executive Secretary as the profession's regulatory law. The activities to be developed correspond to the syllabus and relate coherently.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34285
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