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Tipo: TCC
Título: A influência do comportamento emocional do líder no ambiente organizacional: um estudo de caso
Autor(es): Ribeiro, Anna Christina Pires
Orientador: Soares, Sônia Regina Soares
Palavras-chave: Comportamento organizacional;Inteligência emocional;Liderança
Data do documento: 2015
Citação: RIBEIRO, Anna Christina Pires. A influência do comportamento emocional do líder no ambiente organizacional: um estudo de caso. 2015. 58 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: Por muito tempo, as organizações foram administradas supervalorizando os aspectos técnicos em detrimento dos aspectos comportamentais. Esse cenário vem mudando. Novos administradores têm considerado o comportamento humano e os relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho. Nesse contexto, destacaram-se as emoções, visto que fazem parte do cotidiano das pessoas e influenciam positiva ou negativamente as suas ações. O presente estudo questiona qual a influência do comportamento emocional do líder no ambiente organizacional. Assim, delineou-se como objetivo geral identificar a influência do comportamento emocional do líder no desempenho das equipes e no clima organizacional. Para isso, o embasamento teórico dessa pesquisa teve como principais referências, os temas relacionados ao comportamento organizacional, gestão de pessoas e liderança. O enfoque considerou as emoções e o papel do líder, verificando sua influência sobre a equipe liderada. Foi desenvolvido um estudo do tipo exploratório, descritivo e bibliográfico, utilizando um estudo de caso em uma empresa de transporte coletivo da cidade de Fortaleza, denominada de Alfa. Como procedimento de coleta de dados foi definido a aplicação de questionários aos líderes e colaboradores da empresa, com a finalidade de confrontar as diferentes percepções. Aos líderes foi aplicado também um teste de avaliação de Inteligência Emocional (IE). Como complemento, foi realizada uma entrevista com a gestora de Desenvolvimento Humano da referida empresa. Através da análise dos dados, constatou-se: os líderes têm uma percepção mais holística e os colaboradores uma visão mais pontual dos fatos; a maioria dos líderes possui IE bastante alta, sugerindo que conseguem estabelecer relacionamentos harmônicos e produtivos; os líderes identificam mais suas emoções do que os colaboradores, e elas influenciam nas suas ações, embora, os colaboradores as percebam como sendo racionais; os colaboradores são conscientes e anuentes em relação à influência de seus líderes; os líderes intervêm nas situações de conflitos de maneira discreta, visto que os colaboradores não têm a percepção dessa intervenção; o diálogo e o respeito dos líderes contribuem para o bom êxito dessas intervenções. Concluiu-se que os líderes em questão conseguem estabelecer o equilíbrio entre o racional e o emocional, favorecendo um ambiente de envolvimento e motivação e influenciando positivamente no desempenho das equipes e no clima organizacional.
Abstract: For a long time, organizations were managed overvaluing technical aspects over behavioral aspects. This scenario has been changing. New administrators have considered human behavior and interpersonal relationships in the workplace. In this context, emotions were emphasized, since they are part of the daily lives of people and influence their actions positively or negatively. This study questions the influence of emotional behavior of leaders in the organizational environment. Thus, it was outlined as the main objective to identify the influence of emotional behavior of the leading performance of the teams and the organizational climate. For this, the theoretical basis of this research had as main references, issues related to organizational behavior, personnel management and leadership. The approach considered the emotions and the role of the leader, verifying his influence on led team. A study of exploratory, descriptive and bibliographical was developed using a case study of a bus company in the city of Fortaleza, called Alpha. As data collection procedure, it was defined the use of questionnaires to leaders and company employees, in order to confront the different perceptions. To the leaders, it also applied an Emotional Intelligence assessment test (IE). In addition, an interview with the management of Human Development of this company was held. By analyzing the data, it was found: the leaders have a more holistic perception and employees a more precise view of the facts; most leaders have IE quite high, suggesting that they manage to establish harmonious and productive relationships; leaders identify their emotions more than the employees, and they influence in their actions, though, employees perceive them as rational; employees are aware and consenting regarding the influence of their leaders; leaders intervene in conflict situations discreetly, since employees do not perceive this intervention; dialogue and respect for leaders contribute to the success of these interventions. It was concluded that the leaders are able to strike a balance between the rational and the emotional, promoting the involvement of environment and motivation and positively influencing the performance of the teams and the organizational climate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34278
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