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Title in Portuguese: Rastreando as marcas invisíveis do racismo no contexto da Educação Infantil
Author: Pereira, Thayane Farias
Advisor(s): Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da
Keywords: Educação Infantil
Relações Étnico-Raciais
Desigualdade Racial
Racial Inequality
Issue Date: 2018
Citation: Pereira, T. F.; Costa, M. F. V (2018)
Abstract in Portuguese: Partindo do pressuposto de que a criança como sujeito histórico e de direitos constrói sua identidade nas suas relações e práticas cotidianas no contexto familiar e escolar, mas também a partir dos valores de sua cultura societária, este trabalho objetiva analisar as manifestações indicativas da desigualdade racial entre crianças da educação infantil. As pesquisas que dão ênfase no pertencimento étnico-racial no ambiente escolar, principalmente na Educação Infantil, apontam que existe um silenciamento da escola sobre a discriminação racial, o que impacta na construção da autoimagem das crianças e na dinâmica da vida coletiva. As bases teóricas utilizadas nas discussões foram as contribuições de Cavalleiro (2000), Gomes (2013), Bento (2009), Munanga (2001), Costa (2007), dentre outros. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. A construção dos dados se deu através da observação de uma turma de infantil IV em uma instituição de educação infantil do Ceará. Os principais parâmetros de análise foram a representatividade da diferenciação etnorracial no contexto escolar. Os resultados apontam que as crianças assimilam os valores hegemônicos da cultura e traduzem em suas vivências tais valores, mas que, para serem apreendidas pelo observador necessário se faz uma análise sobre onde essas vivências ocorrem.
Abstract: Based on the assumption that the child as a historical and rights subject builds his identity in his everyday relationships and practices in the family and school context, but also based on the values of his corporate culture, this work aims to analyze the manifestations indicative of racial inequality between children. Research that emphasizes ethnic-racial belonging in the school environment, especially in Early Childhood Education, indicates that there is a silencing of the school about racial discrimination, which impacts on the construction of children's self-image and the dynamics of collective life. The theoretical bases used in the discussions were the contributions of Cavalleiro (2000), Gomes (2013), Bento (2009), Munanga (2001), Costa (2007), among others. The research is inserted in the qualitative approach, through the case study. The construction of the data was done through the observation of a group of children IV in a child education institution in Ceará. The main parameters of analysis were the representativity of ethnoracial differentiation in the school context. The results show that children assimilate the hegemonic values of culture and translate their values into their experiences, but that, to be apprehended by the necessary observer, an analysis is made of where these experiences occur.
Description: PEREIRA, Thayane Farias. Rastreando as marcas invisíveis do racismo no contexto da Educação Infantil. 2018. 78f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34263
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

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