Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34262
Tipo: TCC
Título: Processos de socioeducação direcionados a jovens em conflito conflito com a lei no contexto das unidades de internação de Fortaleza - CE
Autor(es): Araujo, Anne Caroline Barros
Orientador: Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Jovens em conflito com a lei;Internação de Jovens;Socioeducação;Minors in conflict with law
Data do documento: 2018
Citação: ARAUJO, Anne Caroline Barros.Processos de socioeducação direcionados a jovens em conflito conflito com a lei no contexto das unidades de internação de Fortaleza - CE. 2018. 41f - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O presente trabalho investigou os processos educativos que jovens, institucionalizados em cumprimento de medida socioeducativa de internação, passam quando estão nas unidades de internação em Fortaleza - CE. A princípio, apresentou-se a constituição das prisões, na perspectiva histórica de Foucault. Paralelo a isso, investigou-se as legislações que garantem a Socioeducação, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo (SINASE). Por meio dos procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa, este trabalho constitui um estudo bibliográfico e documental, estruturado sob o referencial teórico de autores como FOUCAULT (2005), na leitura de sociedade do controle e punitiva, destacando os mecanismos sociais que levam a internação de jovens em conflito com a lei, assim como a produção científica da autora FIALHO (2012), que buscou analisar os processos de socioeducação enfrentado pelos jovens no contexto das unidades de internação de Fortaleza/CE. Os resultados mostraram que a socioeducação não está definida em linhas teóricas quanto a sua intencionalidade pedagógica nas legislações e tampouco esses jovens estão passando por processos de ressocialização que permitam emancipá-los do contexto de violência e exclusão que estão inseridos.
Abstract: The present work investigates the educational processes that are institutionalized in compliance with the socio unit measure of detention in search of being in detention units in Fortaleza - CE. At first, we will present a constitution of the prisons from Foucault's perspective. Parallel to this, investigate how the legislation that guarantees a Socioeducation, and the Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). The evaluation of the qualitative research, this study is a bibliographic and documentary study, structured under the theoretical reference of FOUCAULT (2005), in the reading of the society of control and puncture, with the main resources that lead to the detention of young people in conflict with the right, as well as a scientific production of the author FIALHO (2012), which sought to analyze the processes of socio-education faced by young people in the context of the detention units of Fortaleza/CE. The results are presented according to the socio-educational level in relation to the theoretical lines regarding their pedagogical intentionality in the legislations and in the education system that young people are going through processes of socialization that allow the emancipation of the adolescents and the exclusion that are inserted.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34262
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_acbaraujo.pdf928,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.