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Type: TCC
Title: O estudo das relações públicas nos cursos de graduação em Secretariado Executivo do Brasil
Authors: Vieira, Alessandra Pereira da Silva
Advisor: Durante, Daniela Giareta
Keywords: Secretariado;Relações públicas - Brasil;Currículos - Brasil
Issue Date: 2014
Citation: VIEIRA, Alessandra Pereira da Silva. O estudo das relações públicas nos cursos de graduação em Secretariado Executivo do Brasil. 2014. 49 p. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os processos de comunicação estão constantemente presentes no fazer secretarial. A dinamicidade e o grande fluxo de informações que circundam as organizações hoje exigem do secretário executivo maior habilidade nesses processos, de forma que possa atender eficazmente as necessidades da empresa no que diz respeito à comunicação com seus diversos públicos. O estudo das relações entre a organização e seus públicos é o foco das relações públicas. Deste modo, a presente investigação tem como intuito verificar o ensino de conhecimentos de Relações Públicas nos cursos bacharelados em Secretariado Executivo do Brasil. O estudo justifica-se pelo envolvimento do secretário executivo nos processos de comunicação que ocorrem entre a organização e seus públicos. O trabalho se valeu de uma pesquisa descritiva e documental, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica observacional sistemática e foram elencados três requisitos para obtenção do universo da pesquisa, sendo eles: i) ser curso de secretariado executivo ofertado dentro do território nacional, na modalidade bacharelado e presencial; ii) ter participado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2012; iii) ter atingido conceito igual ou superior a três no referido exame. Com isso chegou-se ao total de 56 cursos. Posteriormente foram analisadas as estruturas curriculares para identificar a presença da disciplina de Relações Públicas e, nos casos positivos, levantadas suas características. A disciplina foi identificada em 14 cursos, no entanto, dois não foram completamente analisados devido a escassez de informações e um curso foi encerrado recentemente. A oferta da disciplina não é padronizada uma vez que ocorre entre o 3º e 8º semestre do curso, em alguns como disciplina obrigatória e em outros optativa e com carga horária entre 36 e 80 horas aula. A denominação e conteúdos das disciplinas igualmente são variados. Oito disciplinas contemplam conteúdos não específicos de Relações Públicas como, gestão da informação, relações humanas, comportamento individual, grupal e organizacional, clima e cultura organizacional e marketing. Ficou evidente a importância dos conhecimentos de relações públicas na atuação do secretário executivo, logo, relevante na formação acadêmica, por isso a temática merece ser mais explorada no Secretariado Executivo.
Abstract: The processes of communication are constantly present on the secretarial area. The dynamicity and the great information flow that surround organizations today demands from the executive secretary great abilities on these processes, in a way that he or she can serve effectively the company needs concerning the communication with its public. The study of the relations between organizations and its public is the aim of public relations. This way, the present investigation is about the Public Relations subject offer on the Bachelor’s degree of Executive Secretary Course of Brazil. The study is justified by the involvement of the Executive Secretary on the processes of communication that occur between organizations and its public. The descriptive and documentary research on qualitative approach was the type of research used. The systematic observational technique was used for collecting data, and three terms of the selection of universe were listed, they are: i) being part of the Bachelor’s degree in Executive Secretary Course, with presential classes, that is offered inside the national territory; ii) having taken ENADE 2012 (National Exam on Students’ Performance); iii) having scored three points or more than that on the same exam. Thereby, 56 courses were chosen. Subsequently, curricular structures to identify the presence of Public Relations as a subject were analyzed, and on the positive cases, their characteristics were gathered. The subject was identified in 14 courses, however, two of them were not completely analyzed due to the lack of information, and recently one of the courses was closed. The subject offer is not standardized once it happens between the 3rd and 8th semester of the course. In some of them, the subject is mandatory and in others, optional, with the load time of 36 to 80 hours of lessons. The tittle and content of the subjects are also diverse. Seven subjects cover nonspecific content about public relations, such as information management, human relations, individual, group and organizational behavior, climate and organizational culture, and marketing. It became clear the importance of the knowledge on public relations for the Executive Secretary area, thus, relevant for the educational degree, so that this theme deserves to be studied more on the Executive Secretary Course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34234
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

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