Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34224
Title in Portuguese: A remuneração variável como motivação e recompensa pelo desempenho: um estudo de caso, no setor de recuperação de crédito, em uma empresa de contact center, em Fortaleza
Author: Silva, Bruna Ribeiro
Advisor(s): Soares, Sônia Regina Soares
Keywords: Secretariado
Salários
Desempenho
Motivação no trabalho
Issue Date: 2014
Citation: SILVA, Bruna Ribeiro. A remuneração variável como motivação e recompensa pelo desempenho: um estudo de caso, no setor de recuperação de crédito, em uma empresa de contact center, em Fortaleza. 2014. 78 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Portuguese: A remuneração variável é um incentivo em dinheiro utilizado em muitas organizações como recompensa pelo desempenho e motivação de seus funcionários. O objetivo geral da presente pesquisa é investigar como a remuneração variável influencia o comportamento e desempenho dos operadores, com base na Teoria do Reforço de Skinner, em uma empresa de contact center, na cidade de Fortaleza, no Setor de Recuperação de Crédito. A pesquisa é um estudo de caso, onde a metodologia foi de natureza qualitativa. A aplicação da pesquisa de campo, contou com uma amostra de 14 colaboradores. Foi identificado que os operadores não estão satisfeitos com o sistema de remuneração variável implementado na empresa alvo, mas que a gratificação é um incentivo para a motivação deles. A conclusão para este estudo é que os colaboradores pesquisados não ficam desmotivados quando não recebem a remuneração variável, pois buscam repetir desempenhos que atinjam as metas organizacionais.
Abstract: Variable compensation is an incentive cash used in many organizations as a reward for performance and motivation of its employees. The overall goal of this research is to investigate how the variable remuneration influences the behavior and performance of operators, based on the theory of reinforcement Skinner, in a contact center in the city of Fortaleza, in Sector Credit Recovery. The research is a case study where the methodology was qualitative in nature. The application of field research involved a sample of 14 employees. Was identified that operators are not satisfied with the variable compensation system implemented in the target company, but the bonus is an incentive for their motivation. The conclusion of this study is that the employees surveyed are not discouraged when they do not receive variable compensation, for repeat performances that seek to achieve organizational goals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34224
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_brsilva.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.