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Title in Portuguese: Busca da autonomia moral como proposta da educação: experiência em uma escola cooperativa de Fortaleza-CE
Author: Rabelo, Maria Lucimeyre
Advisor(s): Dias, Ana Maria Iorio
Keywords: Educador
Educação moral
Escola cooperativa
Perspectiva psicogenética
Ambiente sociomoral
Issue Date: 2000
Citation: Rabelo, M. L.; Dias, A. M. I. (2000)
Abstract in Portuguese: Esta dissertação discute categorias relativas à construção da autonomia moral do educando como aspecto básico do ensino-aprendizagem. Muito embora a autonomia, como proposta de educação moral, tenha sido muito debatida por filósofos, psicólogos e educadores, existe uma predominância de atitudes repressivas e dominadoras no sistema educacional em geral. Esse modelo de educação é compartilhado por aqueles que concebem a educação moral como um processo de adaptação do indivíduo às normas sociais vigentes Entretanto, há uma proposta - a proposta psicogenética - que se contrapõe a essa concepção e que considera a educação moral como construção de personalidades autônomas, aptas à cooperação. Com o objetivo de compreender como uma escola construtivista - que tenha essa proposta de educação moral e autonomia em seu projeto pedagógico - trabalha essa autonomia através do ensino-aprendizagem, realizamos um estudo do cotidiano de uma sala de aula em uma dessas escolas. Os resultados têm apontado para um despreparo, por parte das professoras da escola, em lidar com uma educação para a autonomia. Algumas iniciativas - como trabalhar o grupo, incentivar o respeito entre os colegas, abrir espaço para os aluno nas discussões das regras de sala - são, para a maioria. ações intuitivas, onde não existe uma base do referencial teórico que guia essas ações. Assim, apesar de expressarem um avanço na formação de indivíduos questionadores. essas inovações são tímidas, apontando para a necessidade de uma formação continuada, que poderá contribuir na construção de cidadãos intelectual e moralmente autônomos.
Abstract: This dissertation discusses categories of construction of students' mora! autonomy as a basic aspect of the teaching-learning process. Although autonomy, as proposa! of moral education, has been much discussed by philosophers, psychologists and educators, a predominance of repressive and dominant attitudes exists in general in the educational systern. That education model is shared by those that conceive moral education as an adaptative process of the individual to the effective social norrns. However, there is a proposal, the psychogenetic proposal, that opposes that conception and considers moral education as a construction of autonomous personalities capable of cooperation. The objective of this study was the understanding of how a constructivist school that has a proposal of moral education and autonomy in its pedagogic philosohy promote this autonomy through the teaching-Iearning process. We completed a study of the class room' daily routines in one school. The results have showed an unpreparedness on the part of the school's teachers in working with autonomous education. Some behaviors, such as how to work with the group, howto motivate respect among friends, how to create spaces for the student to discuss using classroom's rules, are, for most, intuitive actions. The base of a theory to guide those actions don't exist. In spite of some progress in the formation of critical thinking individuais, those behaviors fali shy, pointing out the need for a continuous training program formation that will be able to contribute intellectually to citizens' construction of moral autonomy
Description: RABELO, Maria Lucimeyre. Busca da autonomia moral como proposta da educação: experiência em uma escola cooperativa de Fortaleza-CE. 2000. 179f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 2000.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34216
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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