Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34182
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Protocolo de abordagem de derrame pleural
Autor(es): Dantas, George Cavalcente
Reis, Ricardo Coelho
Palavras-chave: Derrame Pleural;Diagnóstico;Protocolo;Fluxograma
Data do documento: Abr-2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Medicina da UFC
Citação: DANTAS, G. C. ; REIS, R. C. Protocolo de abordagem de derrame pleural. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 58, n. 2, p. 67-74, abr./jun. 2018.
Resumo: O derrame pleural (DP) é uma patologia médica comum, com incidência aproximada de 1 milhão de casos ao ano nos Estados Unidos. Estima-se que a incidência no Brasil seja semelhante, tornando-se de grande importância na prática clínica. O derrame pleural ocorre quando existe um acúmulo de líquido entre a pleura visceral e parietal. O transudato geralmente é devido a alterações no controle do fluido corporal, enquanto o exsudato é frequentemente causado por processo inflamatório ou maligno. Neste protocolo, é abordado inicialmente a fisiopatologia, os sinais, os sintomas e as principais causas de DP, incluindo os de etiologia indeterminada. Em seguida, é explorada a investigação inicial, passando por métodos diagnósticos com complexidade crescente, com o objetivo de estabelecer um diagnóstico rápido, reduzindo técnicas invasivas e desnecessárias. Este protocolo apresenta um fluxograma para investigação geral do DP e a abordagem do tratamento de suas principais etiologias, facilitando e orientando a conduta médica no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34182
ISSN: 0100-1302
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_gcdantas.pdf944,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.