Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3415
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorViana Júnior, Gerardo Silveira-
dc.date.accessioned2012-07-20T16:28:05Z-
dc.date.available2012-07-20T16:28:05Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationVIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Formação musical de professores em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 188f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3415-
dc.description.abstractThe reality of Brazilian educational system demonstrates a lack of trained teachers to work with music in the classroom. The law 11.769/2008 expanded the demand, making it necessary to establish conditions for the musical training of teachers, ensuring the achievement of the objectives of the legislation. In this sense, we identify through this study the feasibility of using the blended mode, by Virtual Learning Environments - VLE, in this process of formation. The study had as subjects the students of Music Education from the UFC, attending the course of Harmony 2 in semester 2009.2. We adopted the model C(L)A(S)P, by Swanwick (1988), as a theoretical framework for planning activities, using the virtual environment SOCRATES, which involved access to content available in the form of online classes and usage of the environment interaction tools in order to facilitate discussions on the topics studied. Thus, we understand how it developed the process of musical learning of the subjects and identified the limits and possibilities that the environment interaction tools imposed on this process. Data analysis revealed that, despite the limitations of interaction tools in the representation of musical notation, students have achieved the learning objectives established for the discipline. We observed that the use of blended mode constitutes an effective possibility for the musical education of teachers. Furthermore, we propose the incorporation of some resources to VLE in order to improve the teaching and learning of music.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectEnsino Semipresencialpt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.subjectMusic Educationpt_BR
dc.subjectBlended Modept_BR
dc.subjectMúsica nas universidades e faculdades - Ensino via web - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectMúsica nas universidades e faculdades - Recursos de redes de computadores - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Fortaleza(CE) - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino Semipresencial - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleFormação Musical de Professores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA realidade escolar brasileira demonstra uma carência de professores com formação adequada para o trabalho com Música em sala de aula. A lei 11.769/2008 ampliou essa demanda, tornando necessário estabelecer condições para a formação musical docente, garantindo o alcance dos objetivos da legislação. Nesse sentido, buscamos através deste estudo identificar a viabilidade do emprego da modalidade semipresencial, através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, nesse processo formativo. A pesquisa teve como sujeitos os estudantes do curso de Educação Musical da UFC, matriculados na disciplina de Harmonia 2 no semestre 2009.2. Adotou-se o modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1988) como marco teórico para o planejamento das atividades, empregando o ambiente virtual SOCRATES, as quais envolveram o acesso a conteúdos disponibilizados sob a forma de aulas online e a utilização das ferramentas de interação do ambiente, a fim de viabilizar discussões acerca dos temas estudados. Assim, buscamos compreender como se desenvolveu o processo de aprendizagem musical dos sujeitos, bem como identificar os limites e as possibilidades que as ferramentas de interação do ambiente impuseram a esse processo. A análise dos dados revelou que, apesar das limitações das ferramentas de interação na representação da notação musical, os estudantes conseguiram atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos para a disciplina. Assim, observamos que o emprego da modalidade semipresencial se constitui em uma possibilidade efetiva para a formação musical de professores. Além disso, propomos a incorporação de alguns recursos ao AVA, de forma a aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de Música na modalidade semipresencial.pt_BR
dc.title.enMusical Education of Teachers in Virtual Learning Environmentspt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_Tese_GSVJunior.pdf4,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.