Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34103
Title in Portuguese: Docência do ensino superior: área de atuação para o profissional de secretariado executivo
Author: Andrade, Adília Aguiar de
Advisor(s): Machado, Sônia Regina Soares
Keywords: Secretariado
Professores universitários
Issue Date: 2013
Citation: ANDRADE, Adília Aguiar de. Docência do ensino superior: área de atuação para o profissional de secretariado executivo. 2013. 77 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: O excesso de informações processadas rapidamente e as invenções tecnológicas nas empresas tem obrigado profissionais de todas as áreas a se capacitarem constantemente, impondo-lhes níveis cada vez mais elevados de conhecimento, não sendo suficiente o nível médio para fazer parte de um processo competitivo. A educação do ensino superior é um poderoso instrumento que levará o indivíduo a conquistar o seu espaço dentro das organizações. Portanto, este estudo surgiu da preocupação com a formação dos futuros secretários executivos e tem como objetivo final investigar se os discentes do curso de secretariado da Universidade Federal do Ceará – UFC pretendem exercer a docência e conhecer os fatores que desestimulam e/ou motivam tal prática, seguido dos objetivos intermediários: conhecer a pretensão pela área de atuação dos discentes do estabelecimento mencionado; identificar o que coopera para o desinteresse em exercer a docência; descobrir o que motiva para o magistério; e averiguar quais disciplinas do curso são específicas da profissão e por isso devem ser ministradas por um profissional formado em secretariado executivo. Quanto aos meios para alcançar esses objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e de campo. Caracterizou-se como um estudo exploratório com variáveis qualitativas tendo como universo os discentes concluintes de secretariado executivo da Universidade Federal do Ceará. Na análise dos dados foi possível constatar que a maioria dos alunos do curso mencionado não pretendem ser docentes, devido acreditarem que não possuem aptidão, vocação ou por possuírem insegurança quanto aos conteúdos aprendidos. O objetivo desta pesquisa foi alcançado, pois foi identificada a pretensão pela área de atuação dos discentes de secretariado e descoberto os motivos que desmotivam ou motivam para o exercício da docência. Recomenda-se maior valorização e interesse pelo magistério, já que é através dele que surgem os novos profissionais de secretariado executivo.
Abstract: The excess of information processed quickly and technological inventions in companies has forced all professional areas to build capacity constantly by imposing them increasing levels of knowledge, not being enough the average level to be part of a competitive process. Higher education is a powerful instrument that will lead the individual to conquer your space inside of organizations. Therefore, this study arose from the concern with the formation of future Executive Secretaries and has as main objective to investigate whether the students of the course of secretariat of the Federal University of Ceará-UFC intend to pursue teaching and know the factors that discourage and/or motivate such practice, followed by the intermediate goals: meet the claim by area of expertise of the students of the institution mentioned; identify what cooperates for the disinterest in practice teaching; find out what motivates to the magisterium; and find out which subjects of the course are specific to the profession and therefore must be administered by a professional trained in Executive Secretariat. As to the means to achieve these objectives, was developed a bibliographic and field research. Was characterised as an exploratory study with qualitative variables with the universe the students graduating from the Executive Secretary of the Federal University of Ceará. In data analysis it was found that the majority of students on the course mentioned are not meant to be teachers, because they believe that do not have fitness, vocation or because they have insecurities about the contents learned. The objective of this research was achieved because the claim was identified by the area of secretarial students and discovered the reasons which discourage or motivate you to pursue the teaching. We recommend greater appreciation and interest in the teaching profession, since it is through him that the new Executive Secretariat professionals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34103
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_aaandrade.pdf1,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.