Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34089
Title in Portuguese: Acessibilidade de estudantes surdos à Universidade Federal do Ceará: um estudo de caso
Author: Vieira, Jane Miqueline Magalhães
Advisor(s): Silva, Joelma Soares da
Keywords: Estudantes deficientes
Surdos
Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes
Universidades e faculdades públicas
Deficientes - Orientação e mobilidade
Issue Date: 2013
Citation: VIEIRA, Jane Miqueline Magalhães. Acessibilidade de estudantes surdos à Universidade Federal do Ceará: um estudo de caso. 2013. 83 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa trata de um estudo de caso voltado para a acessibilidade de estudantes surdos à Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo deste estudo é analisar os meios de acessibilidade ofertados pela UFC aos estudantes surdos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. Inicialmente foi feita uma revisão teórica com base em artigos, livros, legislação nacional, entre outros. Em seguida foi feita uma pesquisa de campo por meio de um estudo de caso. Como meio de coleta de dados foi realizada uma observação indireta não participante nos blocos da unidade acadêmica FEAAC; uma entrevista estruturada com a representante da Secretaria de Acessibilidade da UFC Inclui e uma observação como expectadora da Semana de Inclusão e Acessibilidade da UFC (SIA UFC). Os resultados obtidos revelam que a universidade não atende ainda em sua totalidade às expectativas das políticas de acessibilidade, mas que pretende melhorar no atendimento de seus serviços ao longo do tempo, garantindo um ensino de qualidade e acessível a todos.
Abstract: This research is a case study focused on the accessibility of deaf students at the Federal University of Ceará (UFC). The aim of this study is to analyze the means of accessibility offered by the UFC to deaf students. Therefore, we performed a qualitative and descriptive. Initially, we made a theoretical basis for articles, books, legislation, among others. Then we made a field research through a case study. As a means of data collection was performed in the non-participant observation indirect blocks FEAAC academic unit, a structured interview with the representative of the Secretariat's Accessibility UFC and includes a note as spectator Week Inclusion and Accessibility UFC (UFC SIA) . The results show that the university still does not meet in full the expectations of accessibility policies, but you want to improve the care of their services over time, guaranteeing quality education accessible to everyone.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34089
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_jmmvieira.pdf1,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.