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Tipo: Dissertação
Título : Quem te ensinou a fazer renda? a cultura dos morros da mariana-pi como influência na educação pela renda de bilros
Autor : Meneses, Ana Claudia Pires Fontenele de
Tutor: Rodrigues, Rui Martinho
Palabras clave : Renda de Bilro;Artesanato;História;Oralidade;Cultura;Educação não Formal;Educação Informal;Arte;Dentelle Aux Fuseaux;Artisanat;Histoire;Oralité;Culture;Éducation non Formelle;Éducation Informelle;Art;Educação não-formal - Morro da Mariana(Ilha Grande,PI);Rendeiras e rendeiros - Morro da Mariana(Ilha Grande,PI) - Condições sociais;Rendeiras e rendeiros - Morro da Mariana(Ilha Grande,PI) - Usos e costumes;Rendas de bilro - Morro da Mariana(Ilha Grande,PI);Associação das Rendeiras do Morro da Mariana
Fecha de publicación : 2009
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : MENESES, Ana Claudia Pires Fontenele de. Quem te ensinou a fazer renda?: a cultura dos Morros da Mariana-Pi como influência na educação pela renda de bilros. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Resumen en portugués brasileño: Nesta pesquisa etnográfica, observou-se a cultura da localidade de Morros da Mariana – PI, localidade do Município de Ilha Grande do Piauí, no Delta do Parnaíba, sob a perspectiva da renda de bilro, e de sua transmissão pela tradição oral. Olhando para o objeto sob o prisma da Educação, procurou-se compreender como a cultura local e suas influencias agem sobre o ensino-aprendizagem não formal e informal do ofício no local. Procurou-se descrever as alterações desta atividade que ora soma aulas de renda de bilros à tradição de ensino, na qual as crianças aprendem em casa, pelas mãos de parentas, dentro do cotidiano doméstico. No primeiro capítulo – Enredo - foi feito um levantamento histórico no sentido de compreender como ocorreram a formação e o povoamento da Ilha Grande. Em seguida, se fez breve pincelada na história da educação no Piauí, com o intuito de entender os caminhos da educação em Ilha Grande do Piauí. No capítulo segundo – Ambiente, primeiramente observou-se o Município nos dias de hoje, sob o contexto socioeconômico. Posteriormente, a cultura local foi descrita tendo como principais categorias: a alimentação, o cotidiano, o trabalho, os casamentos, os rituais de nascimento, o parto, a infância, hábitos de lazer e festas tradicionais e os rituais de morte. No capítulo seguinte – Renda de bilros – se fez um apanhado sobre a renda de bilros enfocando assuntos como: história, arte/artesanato, qualidade, comercialização e novos usos do objeto. Após, em De mulheres rendeiras a professoras de renda - a vida de duas professoras foi narrada. A seguir, o ensino não formal recebe destaque como um método para o ensino da renda. Por fim, abordando o ensino informal, foram registrados e comentados depoimentos de aprendizes e mestras do ensino tradicional que recebem lições de renda na educação que se faz no cotidiano.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3403
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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