Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34003
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Cabeleira: a herança medieval na caracterização do herói de Franklin Távora
Autor(es): Nascimento, Marília Angélica Braga do
Siqueira, Ana Marcia Alves
Palavras-chave: Cabeleira;Substratos medievais;Herói
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: I Encontro Internacional de Estudos Multidisciplinares: antiguidade e medievalidade nos textos
Citação: NASCIMENTO, Marília Angélica Braga do; SIQUEIRA, Ana Marcia Alves. O Cabeleira: a herança medieval na caracterização do herói de Franklin Távora. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES: ANTIGUIDADE E MEDIEVALIDADE NOS TEXTOS, 1., 2011, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC/UECE, 2012. p. 41-48.
Resumo: Em O Cabeleira, romance inaugural da "Literatura do Norte" de Franklin Távora, podemos observar, na construção do herói, a presença de substratos medievais que se alinham à matéria cavaleiresca. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo identificar esses substratos, apontando-os ao mesmo tempo como indícios da herança de uma tradição popular que dá ênfase a atitudes de coragem, destemor, valentia, qualidades estas típicas da figura do herói das novelas de cavalaria, que alcançaram grande sucesso na Idade Média.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34003
ISSN: 2238-2437
Aparece nas coleções:DLIT - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_mabnascimentoamasiqueira.pdf526,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.